Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PS em risco de perder liderança em Braga

Com a saída de Mesquita Machado, o PSD, coligado com o CDS, aparece à frente para liderar uma das maiores autarquias do país.

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Executivo

Ao fim de décadas de domínio socialista, com Mesquita Machado à frente da câmara, a saída de um dos mais emblemáticos dinossauros socialistas, o PS parece estar em apuros, revela a sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC. Ricardo Rio, o candidato da coligação de direita, leva uma vantagem de cerca de três pontos percentuais sobre o nome escolhido pelos socialistas. Os restantes candidatos aparecem todos muito atrás nas intenções de voto, limitando a disputa pela vitória numa capital de distrito e um dos mais populosos concelhos do país, a socialistas e sociais-democratas (coligados com os democratas-cristãos)
FICHA TÉCNICA Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., para o Expresso e SIC, nos dias 27 e 28 de agosto de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no Concelho de Braga e habitando lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 619 tentativas de entrevistas e, destas, 121 (19%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma resultou, em termos de sexo, feminino - 51,5%; masculino - 48,5%, e no que concerne à faixa etária, dos 18 aos 30 anos - 20%; dos 31 aos 59 - 48,7%; com 60 anos ou mais - 31,3% num total de 515 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 4,31%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social