Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Morreu Vítor Crespo, antigo presidente da Assembleia da República

Vítor Crespo foi eleito deputado pelo PSD pela primeira vez em 1979

Ana Baião

Formado em Ciências Físico-Químicas, Vítor Pereira Crespo foi presidente do Parlamento na 5.ª legislatura, entre 1987 e 1991, vice-presidente do PSD,  ministro da Educação e embaixador.

Lusa

O antigo presidente da Assembleia da República Vítor Crespo morreu hoje, disse fonte da família à Agência Lusa. Em dezembro completaria 82 anos.

Vítor Pereira Crespo, eleito pelo PSD, foi presidente do Parlamento na 5.ª legislatura, entre 1987 e 1991.

A família do ex-presidente da Assembleia da República ainda não tomou qualquer decisão relativamente às cerimónias fúnebres.

A primeira manifestação de condolências partiu da presidente da Assembleia da República.

Assunção Esteves divulgou uma mensagem de condolências em que "lamenta profundamente a morte do Professor Doutor Vítor Crespo", classificando-o como "cidadão ativo sempre presente" e considerando "uma honra vê-lo incluído na história dos Presidentes da Assembleia da República".

Vitor Crespo, formado em Ciências Físico-Químicas, e catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi eleito deputado pelo PSD pela primeira vez em 1979.

Na nota biográfica disponível no sítio do Parlamento na internet, adianta-se que até 1988 foi vice-presidente do PSD.

Entre os vários cargos públicos que ocupou estão os de embaixador e representante permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris, em 1984 e 1985, e ministro da Educação e Ciência (6.º e 7.º governos constitucionais) e da Educação e das Universidades, no 8.º governo constitucional.