Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Lisboa: Costa reclama vitória histórica

António Costa: "Temos de reconhecer que os partidos têm de refletir sobre o funcionamento e abertura à sociedade"

Nuno Fox

Além do poder absoluto na câmara, os socialistas conquistam a maioria absoluta para a assembleia municipal.

"São os melhores resultados eleitorais alguma vez alcançados por um partido político numa eleição autárquica na cidade de Lisboa", disse António Costa aos seus apoiantes, reunidos no Hotel Altis.

O presidente socialista da autarquia da capital, eleito pela terceira vez para o cargo, anunciou também que a sua lista foi a mais votada nas 24 freguesias da capital. Salientou igualmente o que as sondagens já indiciam: além do poder absoluto na câmara, os socialistas conquistam a maioria absoluta para a assembleia municipal.

No discurso de vitória, Costa deixou alguns recados. Por um lado, referiu-se ao facto de ter havido uma "desvalorização destas eleições", tendo durante o dia aludido ao papel da CNE e das televisões. O autarca socialista congratulou-se com o facto deste sufrágio contribuir para  "revitalizar a vida democrática e regenerar a vida política em Portugal".

Olhando para dentro do sistema partidário, Costa afirmou: "Temos de reconhecer que os partidos têm de refletir sobre o funcionamento e abertura à sociedade". E sobre os resultados fez a leitura nacional dos mesmos:  "os eleitores estão cá para mandarem no seu país e não deixarem os outros mandar".

Clique na imagem para ver todos os resultados oficiais