Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Guerra até ao fim em Coimbra

A vantagem para o PS é mínima, segundo a projeção feita pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC.

Ana Serra e Martim Silva

Manuel Machado e Barbosa de Melo devem suar até ao último segundo nestas eleições autárquicas. A projeção feita pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC indica uma ligeira vantagem do socialista Manuel Machado com 34,8% dos votos contra 34,1% do seu opositor do PSD, o atual presidente da câmara.

A CDU, com 12,5% dos votos, poderá ser, mais uma vez, a grande muleta do partido vencedor. Mas até nesta questão está tudo por decidir visto que, o movimento Independente "Cidadão por Coimbra", liderado por José Ferreira da Silva, como Luís Providência, do CDS, podem eleger pelo menos um vereador.

A confirmar-se a vitória, mais do que renhida de Manuel Machado, a câmara de Coimbra voltaria não só a ser PS como a ter o mesmo presidente que conheceu durante três mandatos consecutivos antes do PSD ter chegado e ter ficado por oito anos.

 

FICHA TÉCNICA Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem, S.A., para o Expresso e SIC, nos dias 5 e 6 de agosto de 2013. Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente no Concelho de Coimbra, e habitando lares com telefone da rede fixa. Foram efetuadas 621 tentativas de entrevistas e, destas, 109 (17,6%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. A escolha do lar foi aleatória e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma resultou, em termos de sexo, feminino - 51,6%; masculino - 48,4%, e no que concerne à faixa etária, dos 18 aos 30 anos - 19,5%; dos 31 aos 59 - 48,2%; com 60 anos ou mais - 32,3% num total de 512 entrevistas validadas. O erro máximo da amostra é de 4,32%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social