Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Gondomar: PS esmagador 20 anos depois

O socialista Marco Martins sucede a Valentim Loureiro com maioria absoluta.

O socialista Marco Martins é o sucessor de Valentim Loureiro como presidente da Câmara de Gondomar. O ex-presidente da Junta de Rio Tinto ganhou com maioria absoluta, conseguindo quase metade dos votos válidos. Marco duplicou a votação da candidata do PSD, Maria João Marinho.

O PS regressa, vinte anos depois, a uma autarquia sociologicamente de esquerda  que governara até Valentim Loureiro abrir em 1993 um novo ciclo, primeiro como candidato do PSD, depois através de um movimento independente.

Marco Martins foi o principal beneficiário da eliminação pelo tribunal da lista do movimento Gondomar no Coração, apoiado por Valentim Loureiro, e que tinha como candidato o atual vereador Fernando Paulo. O movimento surgia nas sondagens como o principal favorito.

Em 2009, o PS ficou em segundo lugar, com 29% dos votos,  equidistante da coligação PSD/CDS (15%) e  da lista vencedora (43%).

Na Área Metropolitana do Porto, o PS recuperou também a Câmara de Valongo, após um longo período de gestão social democrata. José Manuel Ribeiro é o novo presidente.

Já na Maia, o PSD conserva a maioria absoluta. O eleitorado reelegeu Bragança Fernandes para um terceiro mandato.

Clique na imagem para ver todos os resultados oficiais