Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cavaco recebe em Braga Grupo de Arraiolos

O grupo dos presidentes europeus sem poderes executivos vai debater os temas da energia, imigração e investigação e inovação

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Energia, imigração e o papel da investigação e inovação no crescimento na Europa vão ser os temas da reunião que na próxima segunda e terça-feira reunirá em Braga sete chefes de Estado do chamado Grupo de Arraiolos, que reúne os presidentes da União Europeia sem poderes executivos, segundo informou hoje fonte da presidência da República.

Esta 10ª reunião do Grupo, criado em 2003 por iniciativa de Jorge Sampaio para um debate informal e reflexão sobre temas europeus, acolherá ainda como convidados especiais os presidentes da Bulgária e da Estónia, que assim se juntarão aos seus colegas de Alemanha, Áustria, Finlândia, Hungria, Letónia, Polónia e Portugal. Duas faltas: a Eslovénia e a Itália.

Cavaco Silva será o anfitrião da reunião, que decorrerá no Mosteiro de Tibães e se iniciará na tarde de segunda-feira, com o debate sobre os temas da energia e da imigração. Jorge Sampaio fará a intervenção inicial sobre a imigração, cabendo ao Presidente polaco o "keynote speech" sobre a energia.

"O convite a Sampaio tem toda a razão de ser, porque esta é a 10ª edição, ele foi o fundador e é um especialista nestas matérias, é uma mais-valia", justificou fonte de Belém.

Na terça-feira, antes de iniciarem a discussão sobre o papel da investigação e inovação (a partir da intervenção inicial do Presidente finlandês), os presidentes visitarão o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Antes do início do encontro, Cavaco Silva terá reuniões bilaterais com os seus homólogos da Finlândia e da Bulgária, a pedido destes.