Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Bloco de Esquerda. "Vitória do Syriza na Grécia é muito importante para Portugal"

FOTO REUTERS

Porta-voz dos bloquistas está em Atenas. "Pela primeira vez, podemos ter no conselho europeu um Governo que deixe uma mensagem muito simples: a austeridade não resultou."

Joana Pereira Bastos, enviada à Grécia

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta quinta-feira em Atenas que uma vitória do Syriza nas eleições legislativas gregas do próximo domingo "é muito importante para Portugal" e representará uma viragem na Europa, que poderá vir a ser seguida noutros países.

"O que está em causa é a possibilidade de uma viragem, que é importante para a Grécia, mas é também muito importante para Portugal. Pela primeira vez, podemos ter no conselho europeu um Governo que ponha em cima da mesa a necessidade de reestruturação da dívida dos países periféricos e que deixe uma mensagem muito simples: a austeridade não resultou", afirmou aos jornalistas Catarina Martins, minutos antes de ter início o comício de encerramento da campanha do Syriza, a coligação de esquerda radical que lidera as sondagens na Grécia.

Além do líder do Syriza, Alexis Tsipras, vão também falar no comício o secretário-geral do partido espanhol Podemos e o presidente do partido irlandês Sinn Fein, Gerry Adams. A eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias falou no último comício do Syriza, dia 18 em Salónica, e está igualmente presente esta quinta-feira em Atenas, juntamente com Catarina Martins.

O comício do Syriza está a ser acompanhado por dezenas de jornalistas de todo o mundo, sobretudo europeus, o que espelha a atenção com que a Europa está a seguir as eleições gregas do próximo domingo.