Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

"A EDP vive acima das nossas possibilidades"

A deputada do Bloco de Esquerda, Ana Drago, criticou no Parlamento a subida dos preços da electricidade, que penalizam os portugueses e permitem à EDP ter enormes lucros. 

"Mil milhões de euros de lucro... Claramente, a EDP vive acima das nossas possibilidades" afirmou a deputada do Bloco de Esquerda, Ana Drago, na sessão desta tarde no plenário da Assembleia da República.

A deputada diz que o Governo manteve custos abusivos e colocou novas rendas aos portugueses, para não penalizar a privatização da empresa, numa altura em que estes passam por grandes dificuldades. Ana Drago refere uma subida dos preços da energia para as famílias em 25%. "Tem de explicar como é que estamos hoje nas mãos de empresas que estão a esmifrar o país", acrescentou.

Bruno Dias, deputado do PCP, qualificou em seguida a liberalização dos preços da energia como uma "canção do bandido" que levou uma "escalada dos preços" inevitável num contexto de "monopólios naturais".

O PSD respondeu alegando que se está a pagar custos das opções do passado, nomeadamente do último Governo, que levaram a que "tenhamos hoje um défice de 3,7 mil milhões de euros".

A deputada do PS, Hortense Martins,  acusou o Governo de ter ido além das medidas impostas pela Troika, nomeadamente no aumento do IVA, defendendo que é preciso arrepiar caminho..

"O que foi prometido ao dr. António Mexia e às famílias foi cobrado às famílias", disse ainda Ana Drago, aconselhando também o PS a repensar a sua política de privatizações.