Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Emília Cerqueira decide assumir culpa no caso Silvano depois de confrontada pelo Expresso

Emília Cerqueira, na sessão de 18 de outubro, no computador em que a presença de José Silvano foi registada

Deputada que registou as falsas presenças do secretário-geral do PSD foi confrontada ao final da manhã com a investigação do Expresso. Prometeu para mais tarde a resposta às nossas perguntas. Depois, falou com responsáveis do PSD. E marcou uma conferência de imprensa onde vai assumir sozinha a responsabilidade pelas presenças-fantasma do secretário-geral no Plenário. Esta notícia será desenvolvida este sábado no semanário Expresso

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

As imagens do Canal Parlamento, que o Expresso esteve a analisar, não deixavam margem para dúvidas. No lugar onde foram marcadas as falsas presenças de José Silvano em dois plenários da Assembleia da República, no mês passado, estava sentada, nos dois dias, a mesma pessoa. Emília Cerqueira, deputada muito próxima de Silvano, eleita pelo círculo de Viana do Castelo, estava de ambas as vezes no computador certo, à hora certa: o computador onde foram validadas as duas presenças falsas de Silvano, à hora a que esse registo foi feito.

Registo oficial da presença de José Silvano a 24 de outubro de 2018, dia em que afinal não estava presente

Registo oficial da presença de José Silvano a 24 de outubro de 2018, dia em que afinal não estava presente

Com os factos apurados, o Expresso contactou a deputada em causa ao fim da manhã desta sexta-feira. De nenhuma das vezes Emília Cerqueira atendeu. Seguiu-se o contacto por mensagem escrita, para a deputada e para a assessora do grupo parlamentar do PSD. O Expresso informou a deputada e a assessora da conclusão a que chegou depois de analisadas as imagens da AR Tv, e pediu explicações.

Também por SMS, a deputada de Viana do Castelo prometeu responder logo que terminasse a audição em que estava a participar. Não o fez. Em vez disso, passou as horas seguintes numa roda-viva de contactos, nomeadamente com responsáveis da direção do PSD, a afinar a sua estratégia de defesa.

Por volta das 15h, os jornalistas foram convocados para uma conferência de imprensa da deputada. E começou a circular a informação de que iria assumir sozinha a culpa pela falsa-presença do secretário-geral. Recorde-se que ainda ontem Silvano jurou que não pediu a qualquer deputado para que o inscrevesse quando estava ausente do Parlamento. Mas não esclaraceu se deu a sua password a alguém.

Agora Emília Cerqueira terá de explicar como teve acesso à palavra passe do secretário-geral, e porque razão falsificou os registos do Parlamento em favor de Silvano.

  • Identificada a deputada que terá marcado presença a José Silvano: Emília Cerqueira

    A deputada do PSD Emília Cerqueira estava no computador onde foi marcada a presença de José Silvano nos dois plenários em que alguém picou o ponto pelo secretário-geral do partido enquanto este estava a quilómetros do Parlamento. Imagens da AR Tv confirmam que nos dois dias em causa a deputada eleita pelo círculo de Viana do Castelo estava no lugar de Silvano à hora a que alguém validou a sua falsa presença em plenário. A informação será desenvolvida amanhã no semanário Expresso