Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ferro Rodrigues dá luz verde à Comissão para a descentralização

João Cravinho

Ana Baião

João Cravinho já aceitou presidir à estrutura, onde também terão lugar nomes como Alberto João Jardim ou Carmona Rodrigues. Objetivo é o de acompanhar a reforma da descentralização

É oficial: a comissão técnica que servirá para acompanhar o processo da descentralização já está formada e recebeu a luz verde do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

O passo que faltava, depois de a criação da estrutura ter ficado inscrita numa lei aprovada em julho passado, era a escolha dos sete especialistas que a comporiam. A Ferro Rodrigues coube nomear João Cravinho, ex-ministro do PS, como presidente da comissão. E, conforme revela um despacho do gabinete do presidente da AR a que o Expresso teve acesso, Cravinho acaba de aceitar a nomeação.

Da comissão farão ainda parte quatro nomes apontados pelos partidos (Carmona Rodrigues, pelo CDS; Alberto João Jardim, pelo PSD; Adriano Pimpão, pelo PS; e Helena Pinto, pelo BE - o PCP, por não concordar com a forma como o processo está a ser conduzido, optou por não indicar ninguém) assim como outras duas personalidades de perfil mais técnico: João Ferrão, investigador que foi secretário de Estado do Ordenamento no primeiro Governo de Sócrates, e António Fontainhas Fernandes, presidente dos reitores das universidades.

Não estando previsto um ato de tomada de posse, a entrada oficial em funções da estrutura acontecerá nos próximos dias, num encontro entre Cravinho e Ferro Rodrigues na AR. Caberá a Cravinho a marcação da primeira reunião.