Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo quebra tradição: mensagem de Ano Novo transmitida em direto de sua casa

Rui Ochôa / Lusa

Ao contrário do que é habitual, o Presidente da República não gravou o discurso de dia 1 de janeiro no Palácio de Belém. A mensagem foi proferida em direto a partir de sua casa, em Cascais, onde está a recuperar da operação a uma hérnia umbilical

A habitual mensagem de arranque de um novo ano teve um elemento pouco habitual: Marcelo Rebelo de Sousa proferiu-a esta segunda-feira, em direto, a partir de sua casa em Cascais. Foi a primeira vez que um Presidente da República substituiu a gravação no Palácio de Belém pelo direto.

Em casa, a recuperar de uma cirurgia a uma hérnia umbilical, da qual teve alta no passado dia 31 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país às 20h, durante sete minutos.

Fez o balanço do ano que passou, sem esquecer os trágicos incêndios de junho e de outubro. O Presidente tinha o objetivo de fazer o seu primeiro discurso de 2018 numa das regiões afetadas, mas a intervenção cirúrgica à qual foi submetido no hospital Curry Cabral, em Lisboa, impediu-o.

A partir da sua casa em Cascais, Marcelo lançou também desejos para o futuro de Portugal: falou em reinventar o "ano que hoje começa" e recordou que "nos momentos críticos as missões essenciais do Estado" não podem falhar.