Siga-nos

Perfil

Expresso

Palavra de Autor

Palavra de Autor #11 Alexandra Lucas Coelho: “As mulheres que têm opinião incomodam sempre”

A destruição da Amazónia, as ilhas de plástico, os matadouros de gado que não é abatido mas sacrificado para chegar à nossa mesa, o eterno medo do feminino desde tempos arcaicos até hoje confluem para um único lugar: Alendabar, território onde o mal e o bem do mundo coexistem, e que Alexandra Lucas Coelho criou no seu novo romance. Mas Alendabar é também um lugar de resistência e de revolta. Em “Palavra de Autor”, Alexandra Lucas Coelho conversa com Cristina Margato e lê excertos de “A Nossa Alegria Chegou”. Também anuncia o próximo romance: “Levante”, sobre a guerra da Síria e a situação no Médio Oriente

“A Nossa Alegria Chegou” (Companhia das Letras, 2018), o último romance de Alexandra Lucas Coelho, acontece em Alendabar, “o lugar onde a história do mundo começou”. O livro é uma espécie de ramo de uma árvore que vem de “Deus-dará”, o seu romance anterior, e também a continuação de uma viagem num mundo pré-apocalíptico.

Alendabar é um lugar onde coexistem características de vários lugares mas também de vários tempos, que vêm de uma época ancestral até à contemporaneidade. O contrário de um paraíso, que não existe: “O mal de toda a parte estava aqui. O mal daqui estava em toda a parte.”

Ao longo de doze horas, desde o nascer até ao pôr-do-sol, Aurora, Ossi e Ira, cumprem um pacto e executam uma revolta. Em “Palavra de Autor”, Alexandra Lucas Coelho, fala das suas motivações, da necessidade de falar das diversas identidades, num mundo que está em constante contradição, com avanços e recuos, onde a resistência também pode passar pela alegria.

Assinar o Palavra de Autor no iTunes: https://apple.co/2NUBVYP
Assinar o Palavra de Autor no Soundcloud: https://bit.ly/2L4bfrC
Se usar Android, basta pesquisar Palavra de Autor na sua aplicação de podcast