Siga-nos

Perfil

Expresso

Palavra de Autor

Palavra de Autor #5 Zeferino Coelho: “Saramago chorou a escrever este livro”

No próximo ano, fará 50 anos de carreira. 50 anos a ler o que outros escrevem, a escolher o que outros irão ler. Zeferino Coelho é o único editor português de um Nobel da Literatura, José Saramago, conquistado há 20 anos, e de mais uma mão cheia de prémios Camões, como é o caso de Sophia de Mello Breyner Andresen, Luandino Vieira, Mia Couto, Germano Almeida. Neste quinto episódio de Palavra de Autor fala-nos de José Saramago e em particular de um livro, aquele que considera ser o melhor do escritor que conquistou o maior prémio literário para a língua portuguesa. À conversa com Cristina Margato, o editor lê excertos de “Ensaio sobre a Cegueira” e também de “Ensaio Sobre a Lucidez”. Procure e subscreva o novo podcast sobre livros do Expresso no SoundCloud, iTunes e através das aplicações para podcast

“Ensaio sobre a Cegueira” é um livro indignado, nas palavras de José Saramago. Um romance duro, feito de violências roubadas à realidade, onde a esperança está numa mulher. Zeferino Coelho, editor de José Saramago desde 1979 até à morte do escritor, escolheu-o, por o considerar o melhor dos muitos que o escritor escreveu: “É um romance sinfónico. Tem uma orquestra lá no fundo muito poderosa e uns solistas. Nem a orquestra os esmaga, nem os solistas são dissonantes. Os grandes livros conseguem este equilíbrio.”

Foi também a propósito deste livro, como conta o editor, que Saramago disse que no ecrã do computador, onde passou a escrever, não é possível cair a lágrima, como caía na página dactilografada ou escrita à mão: “Saramago chorou muito a escrever este livro." Foi "uma coisa pesada", ainda que a vida do escritor fosse naquela época feliz. Saramago escreveu este livro já nas Canárias, para onde se tinha mudado no início dos anos 90. Sempre que regressava a Lisboa, não dispensava um bom bacalhau, mais precisamente no Mattos, como conta em pormenor Zeferino Coelho.

No quinto episódio de Palavra de Autor ouça leituras de excertos de “Ensaio sobre a Cegueira” e também de “Ensaio Sobre a Lucidez” , e uma conversa entre a jornalista Cristina Margato e Zeferino Coelho. O livro usado pela jornalista no início do programa é uma edição da Editorial Caminho, a 4ª, com data de impressão de 1999, e 310 páginas.

Palavra de Autor, o podcast do Expresso sobre livros, é publicado à quarta-feira, de quinze em quinze dias. Um convidado do mundo das letras, escritor, poeta, ensaísta ou tradutor é chamado a palco para ler e falar de um livro.

Procure e subscreva o programa no SoundCloud, iTunes e através das aplicações para podcasts.

Assinar o Palavra de Autor no iTunes: https://apple.co/2NUBVYP
Assinar o Palavra de Autor no Soundcloud: https://bit.ly/2L4bfrC
Se usar Android, basta pesquisar Palavra de Autor na sua aplicação de podcast