Siga-nos

Perfil

Expresso

Podcasts

Palavra de Autor #6 Joana Bértholo: “Quando esgotarmos a Terra vamos destruir Marte”

As palavras podem salvar-nos? Se tivéssemos uma expressão mais feroz para aquecimento global podíamos evitar o “suicídio coletivo”? Joana Bértholo acha que sim. Escreveu um romance para discutir o mundo em que vivemos, aquele em que podemos vir a viver num futuro muito próximo. “Ecologia é um livro distópico, na senda de “1984”, de George Orwell ou de “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e quer que reflitamos sobre a confiança cega que depositamos na tecnologia. É que um dia poderemos vir a pagar pelas palavras que usamos, para as dizer, para as escrever… e até para as pensar. De resto, já sabemos que quando as aplicações são gratuitas somos nós o produto (Cambridge Analytica veio confirmá-lo)

"Diálogos para o fim do mundo” é o título do seu primeiro livro. Mas também podia ser o nome do último romance, lançado este ano, e a que chamou Ecologia, projeção de um mundo assustador e totalitário, no qual as palavras passam a ser coisas pelas quais pagamos.

Joana Bértholo, nasceu em 1982, em Lisboa, e começou a publicar em 2005. A este primeiro romance, distinguido com vários prémios, seguiram-se “Havia – Histórias de coisas que havia e coisas que continuam a haver”, “O Lago do Avesso- Uma Hipótese Biográfica” e “Museu do Pensamento”, Melhor Livro Infanto-Juvenil de 2017, segundo a Sociedade Portuguesa de Autores. É licenciada em Design da Comunicação, doutorada em Estudos Culturais.

Viveu em vários lugares do planeta. Berlim, Gent, Buenos Aires, e passou longos períodos na estrada. À literatura acrescenta o teatro, outra das suas artes. Em novembro deste ano, estreará Quarto Minguante, no Teatro Dona Maria II, numa encenação de Álvaro Correia.

No sexto episódio de Palavra de Autor ouça leituras de excertos de “Ecologia", e uma conversa entre a jornalista Cristina Margato e a escritora Joana Bértholo.

Palavra de Autor, o podcast do Expresso sobre livros, é publicado à quarta-feira, de quinze em quinze dias. Um convidado do mundo das letras, escritor, poeta, ensaísta ou tradutor é chamado a palco para ler e falar de um livro.

Procure e subscreva o programa no SoundCloud, iTunes e através das aplicações para podcasts.

Assinar o Palavra de Autor no iTunes: https://apple.co/2NUBVYP
Assinar o Palavra de Autor no Soundcloud: https://bit.ly/2L4bfrC
Se usar Android, basta pesquisar Palavra de Autor na sua aplicação de podcast