Siga-nos

Perfil

Expresso

Cartas dos leitores

E... o que Fazer ?

José Carlos Albino, Messejana

Ouvindo e vendo o Programa "Prós e Contras", sob o signo de " Toque a Rebate", perante a Crise, ficamos, por ventura, perplexos sobre os Cenários, duros, que nos são descritos, por todos os "Especialistas" que vieram ter connosco, são um retrato real e sério da Realidade Nacional.

Há anos que, para mim, tal era Inevitável, porque o Modelo dos Crescimentos Imparáveis tinha que falir, porque as "Vacas" dos "Mundos Terceiros" tinham secado e porque tal era inaceitável em qualquer Teoria Económica. Estamos, pois, perante o Cenário Mundial de Ruptura com o Capitalismo do Pós-Guerra, que implora Alternativas.

Parece que foi e será pacífico, afirmar que qualquer Alternativa terá que passar por Modelos de Consumo e Comportamentos diferenciados, em bases mais restritas. Tal exige das Pessoas em Geral que reinventem os seus "Modos de Vidas", com reforço da matriz Prazer, Cultura e Sociabilidade; valores, claramente, Imateriais e Não-Financeiros.

Temos, assim, que Fazer uma Reviravolta na Construção dos nossos Desejados Futuros, que rompa com os Hábitos das Últimas Décadas, e se sustente na procura da Real Qualidade de Vida, na base da obtenção de Mais-Valias nas Vidas de Todos, que muito bebem na Cultura, Lazer e Vida Comunitária, nas suas mais variadas formas.

A fazer, a difícil reconstrução das nossas Mentalidades, por todos os Locais e Sectores Sociais, passo a passo, mas com ritmo avançado!