Siga-nos

Perfil

Expresso

Paulo Querido

Tudo o que sempre quis saber sobre a Google

Uma empresa de consultoria francesa, a FaberNovel, produziu um interessante trabalho com tudo o que sempre quisémos saber sobre a Google, mas nunca tivémos ninguém a quem perguntar.

A maioria das pessoas interessadas não faz ideia da verdadeira natureza daquela empresa, que é tão defensora da abertura e da partilha como ciosa dos seus segredos. A quantidade de serviços que presta e está continuamente a anunciar, ou melhorar, ou comprar deixa-nos por vezes desconcertados. A Google faz uma gestão impressionante do que diz e não diz cá para fora e não se deixa impressionar, sequer, pelo brilho dos media. É preciso mais do que simplesmente fazer perguntas -- mesmo que as perguntas certas -- ao seu staff.

É por isso que esta apresentação da FaberNovel é particulamente feliz. Nela se explica, entre outras perguntas frequentes sobre a Google, porque é que a empresa compra satélites. Mas também porque é que não será afectada pela crise financeira (para além da diminuição do seu valor bolsista). Porque é que é temida pela Microsoft. Porque é que quer competir com a FaceBook.

(Via João Bordalo)

Paulo Querido, jornalista