Siga-nos

Perfil

Expresso

A semana

A semana, por Martim Silva

Martim Silva (www.expresso.pt)

Estados Unidos POLÉMICA Numa entrevista à revista norte-americana "Rolling Stone", o líder das tropas americanas no Afeganistão decidiu abrir o livro e desancar a Administração dos EUA, Presidente Obama incluído. Resultado óbvio: chamado de urgência já nem teve tempo de empacotar as coisas. O novo homem forte chama-se David Petraeus e é respeitado à esquerda e à direita pelo que fez nos últimos anos no Iraque.

Rendimento Portugal é o nono país mais pobre da Europa. Formas possíveis de olhar para o copo: há oito países mais pobres do que nós; ou só há oito países mais pobres.

Saramago A ausência do Presidente Cavaco Silva das cerimónias fúnebres do Prémio Nobel da Literatura gerou polémica: as opiniões dividiram-se entre os que entendiam que o chefe do Estado devia deixar polémicas antigas de lado e estar presente e aqueles para quem a ida de Cavaco não era imprescindível ou seria mesmo indesejável. De férias nos Açores, Cavaco Silva teve de explicar-se.

Chips A forma tosca como todo o processo foi conduzido só podia dar mau resultado. O que era uma forma de aumentar a segurança nas estradas, controlando veículos que circulem sem seguro ou inspeção, passou a ser uma maneira de conseguir cobrar portagens em estradas que não as tinham. Era suposto o sistema valer a partir da semana que vem, mas adivinha-se ainda uma longa telenovela. O Parlamento votou a revogação do diploma. Mas o Governo quer cobrar na mesma. Uma trapalhada.

Patrões Três associações patronais resolveram unir esforços e passar a falar a uma só voz. António Saraiva, da CIP, lidera o órgão de cúpula do organismo que junta AEP, AIP e CIP.

Mónaco Um dos mais conhecidos solteirões do mundo, o príncipe Alberto, anunciou esta semana o noivado com a nadadora sul-africana Charlene Wittosck, de 32 anos (menos 20 do que ele).

Garcia de Orta Troca de medicamentos no hospital em Almada levou a que duas crianças fossem queimadas com ácido, depois do engano na medicação ministrada.

Mundial América do Sul em alta. África em baixa. Finalistas de 2006, França e Itália, de fora logo na ronda de grupos.

Macário O autarca de Faro decidiu apertar a malha aos funcionários camarários que preferem passar o tempo a beber cafés em vez de trabalhar.

8 Na guerra com a PT pelo controlo da brasileira Vivo, a espanhola Telefónica decidiu vender 8% que detinha da operadora nacional. A venda garante aos espanhóis mais votos na assembleia geral da PT que vai decidir o negócio, na próxima semana.

A difamação de Sócrates A Justiça portuguesa tem aquela magnífica capacidade de ser uma espécie de Midas ao contrário: estraga tudo o que toca. A profusão de comunicados esta quarta-feira, depois do pedido ao Parlamento para o levantamento da imunidade do primeiro-ministro, diz muito sobre como atua em Portugal quem tem o dever de aplicar a Justiça.

Ética? assim-assim Há uma lei para evitar o trânsito pouco claro entre cargos no Governo e empresas privadas. Mas não há quem fiscalize. Como noticiou o "DN" esta semana, a Comissão de Ética do Parlamento diz que só analisa casos relacionados com deputados. E o Tribunal Constitucional, por seu lado, só avalia as situações enquanto os governantes estão em funções.

+ Vuvuzelas Já só faltam duas semanas para se calarem. - Casa Pia Aproxima-se a data da sentença, 9 de julho, há muito marcada e aguardada. Mas parece que pode ser adiada.

Texto publicado na edição do Expresso de 26 de Junho de 2010