Siga-nos

Perfil

Expresso

A semana

A semana, por Martim Silva

Martim Silva (www.expresso.pt)

Cortes Depois dos chamados PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), agora são países grandes como a Alemanha, o Reino Unido ou França a começar a apresentar planos draconianos de corte de despesas. No Reino Unido, por exemplo, os governantes deixam em alguns casos de ter carro com motorista e passam a voar em turística.

Praias Com a chegada do calor, um fim-de-semana negro com seis mortes nas praias portuguesas. Regressou o debate sobre o alargamento da época balnear.

Marcelo O comentador político mais carismático do país regressou à estação de onde foi afastado em 2004. Apesar de anos e anos à frente dos ecrãs, ainda consegue fidelizar mais de um milhão de espectadores ao domingo. É obra.

Mourinho Já não é só um treinador de futebol. É um ícone e uma estrela, tal como os jogadores de craveira mundial (o jornal "Marca" titulava esta semana que o galáctico deste ano é ele). Transferência recorde para o maior clube do mundo, habituado a ter uma ambição tão grande como a habilidade de 'fritar' treinadores. Como vai Mourinho triunfar num clube em que ganhar não basta e onde o espectáculo é exigido?

Queda do Governo Se vivêssemos em Inglaterra, já as empresas de apostas estavam a jogar em qual a data mais provável para a queda do Governo e ida para eleições. Já não há um comentador ou analista que não fale disso. A questão não é se Sócrates e o seu Governo se aguentam, mas quando é que caem: já, no início de 2011, em meados de 2011, no final de 2011, ou em 2012?

Facebook O gigante mundial Facebook está envolto em polémica por causa da protecção da privacidade dos quase 500 milhões (é mesmo este o número) de utilizadores em todo o mundo. O seu fundador, Mark Zuckerberg, já admitiu introduzir novas regras e maior protecção e segurança dos dados dos utilizadores.

24 Ao fim de nove anos, chegou ao fim nos EUA (por cá ainda é transmitida a última série) a icónica série de tv em que um agente antiterrorista, Jack Bauer, luta por todos os meios contra ameaças à segurança.

Coreias Pyongyang decidiu expulsar o pessoal sul-coreano que trabalhava num parque industrial junto à fronteira entre as duas Coreias, depois da suspensão do comércio bilateral decretada por Seoul. O corte de relações numa das zonas mais instáveis e explosivas do planeta é inquietante.

U2 O vocalista da mais famosa banda do planeta lesionou-se em ensaios e o grupo irlandês pára a digressão por dois meses. A vinda a Portugal em Outubro está garantida.

Transportes Há secretários de Estado que não se dá por eles ao longo de anos. Outros há que se fazem notar, mas não pelas razões certas. O que ocupa a pasta dos Transportes chama-se Correia Fonseca. E tem feito tudo para não se aguentar muito tempo. Esta semana admitiu o aumento do preço dos transportes colectivos. Para depois ser desautorizado pelo próprio ministro, que por sua vez se desautorizou a ele próprio ao anular um comunicado que tinha feito sobre o tema. Confuso? É o Governo que ainda vamos tendo.

Números 27 mil euros por dia é quanto José Mourinho vai ganhar enquanto estiver em Madrid. Já havia os galácticos dentro do campo, agora há um que fila do lado de fora 150 milhões de euros é quanto conta o Governo poupar com a retirada das medidas anticrise, apesar da crise ainda aí estar com força. É a crise!

Texto publicado na edição do Expresso de 29 de Maio de 2010