Siga-nos

Perfil

Expresso

A semana

A semana, por Martim Silva

Martim Silva (www.expresso.pt)

Comissão de Inquérito

Pacheco disse que o material nas escutas é 'avassalador'. Pouco dado a sobressaltos, Mota Amaral decretou que elas não podem ser usadas. Sem glória e sem provas, a comissão chega, na prática, ao fim.

Défice na Constituição

Primeiro o PS não queria mexer na Constituição. Mas, como sempre nas últimas décadas, os socialistas lá vão cedendo ao PSD. Esta semana, o ministro Luís Amado veio defender a introdução de tectos de dívida e défice na Constituição. A proposta foi rapidamente afastada por socialistas. Mas o debate está aí.

'Lula'

Visita do Presidente brasileiro a Portugal, na tarde de quarta-feira. Falou-se muito de investimentos e economia. Faltou lembrar como Portugal, que há uma década era dos países que mais investiam naquele país sul-americano, entretanto perdeu o comboio. E logo quando o Brasil cresce e se afirma como grande potência económica internacional.

Reino Unido

Os Trabalhistas procuram novo líder, depois da saída de Gordon Brown. Já há quatro candidatos perfilados para a sucessão: os irmãos Miliband, Ed Balls (os três são ex-ministros) e John McDonnell.

Entrevistas

Em dias sucessivos, e a marcarem-se mutuamente, os aliados/adversários Sócrates e Passos foram explicar aos portugueses o apertão fiscal para os próximos tempos. O primeiro-ministro a espalhar optimismo e fé na recuperação. O líder do PSD a prosseguir a campanha "perdoa-me" por ter aceitado o aumento dos impostos.

Casamento gay

Diploma promulgado pelo Presidente da República, que aproveitou para uma bizarra mensagem ao país, em que falou sobretudo da crise económica e financeira.

TGV

Enquanto por cá continuamos a discutir se a linha para Madrid fica ou não no Poceirão, se a terceira travessia se faz já ou é adiada, e por quanto tempo, os espanhóis, crise oblige, decidiram esta semana adiar a construção de um conjunto de linhas ferroviárias.

Ranking

3 lugares perdidos por Portugal no ranking mundial de competitividade elaborado pela escola de negócios suíça IMD. Portugal baixa do 34º lugar para o 37º. No topo estão pela primeira vez duas economias asiáticas: Singapura e Hong Kong, que destronam os EUA

Camisas vermelhas

Confrontos violentos levaram o Governo a decretar o estado de emergência pela primeira vez em década e meia na Tailândia. Dois meses de violência e tumultos, com milhares de manifestantes a exigirem a saída de Abhisit Vejjajiva e o regresso do primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe militar em 2006. Adrees Latif / Reuters

Há fogo ou é só fumo?

"O dia em que batermos na parede não está muito longe. Talvez por semanas"

Fernando Ulrich, presidente do BPI

"São declarações incendiárias. Não esperava de um banqueiro"

José Sócrates, primeiro-ministro

Bom e mau

+ Mourinho

A final da Champions é só este fim-de-semana, mas já antes o treinador do Inter de Milão foi notícia. Pela vontade de rumar a Madrid, onde treinaria Cristiano Ronaldo. Pode bem ser a novela do Verão.

- Impostos

Ver os impostos subir é uma daquelas notícias que ninguém gosta de ouvir. Mas ainda se torna mais irritante aceitar o esforço quando quem o aplica não sabe explicá-lo de forma simples.