Siga-nos

Perfil

Expresso

A semana

A semana, por Bárbara Simões

Bárbara Simões (www.expresso.pt)

Empate com a Costa do Marfim Houve um remate de Ronaldo, ao poste, logo no primeiro quarto de hora. Houve a confirmação da capacidade de regeneração do ser humano e Drogba entrou em campo semana e meia depois de ter partido um braço. Mas não houve mais nada. Foi graças às vuvuzelas que os bocejos não se ouviram.

Morrer O escritor e Nobel da Literatura José Saramago morreu em Lanzarote. Tinha 87 anos.

Pagar Os valores a cobrar, a partir de 1 de Julho, nas Scut do Norte Litoral, do Grande Porto e da Costa de Prata foram esta semana conhecidos.

Não pagar O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que Paulo Pedroso não terá de ser indemnizado por prisão ilegal no âmbito do processo Casa Pia. Fica assim anulado o acórdão, de Setembro de 2009, que condenava o Estado ao pagamento de 100 mil euros.

Aumentar É de 1,2 por cento o agravamento médio dos transportes públicos de Lisboa e do Porto. Os novos preços de bilhetes e passes entram em vigor a 1 de Julho.

Indemnizar A BP criou um fundo de 16 mil milhões de euros para compensar os que tiverem sido afectados pela maré negra no Golfo do México.

Cortar Os beneficiários de apoios sociais passam a estar sujeitos a novas regras.

Poupar A Comissão Europeia quer que Portugal gaste menos €2500 milhões em 2011. Só assim será possível cumprir as metas definidas para o défice orçamental.

Estudar Começou a primeira fase dos exames nacionais dos ensinos básico e secundário. Mais de 250 mil alunos inscritos. "Os Lusíadas" e "Memorial do Convento" foram as obras escolhidas este ano para testar os conhecimentos a Português, a primeira das provas de 12º ano realizadas.

Acusar O agente da PSP que em Março disparou, em Lisboa, contra o rapper português MC Snake foi acusado pelo Ministério Público de homicídio qualificado.

Treinar Jesualdo Ferreira, substituído no Porto por André Villas-Boas, vai para o Málaga, em Espanha.

Renovar André Santos, Maniche e Evaldo são os primeiros reforços do Sporting para a temporada de 2010/11.

Descansar Cavaco Silva foi coerente e foi para fora cá dentro. O Presidente escolheu os Açores para umas mini-férias em família.

25 pessoas morreram depois de fortes chuvadas em França. Rios e ribeiros transbordaram e inundaram tudo. Em 24 horas choveu, nalgumas zonas, o que costuma chover em seis meses.

+ Malária Uma equipa internacional de investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência, liderada por Carlos Penha-Gonçalves, identificou os primeiros genes associados ao risco de desenvolvimento da malária cerebral em crianças de Angola. - Relatório Os portugueses continuam a esperar um tempo excessivo por consultas nos hospitais.

Texto publicado na edição do Expresso de 19 de Junho de 2010