Siga-nos

Perfil

Expresso

Daniel Oliveira

Quem são os bobos

Candidatos republicanos e democratas às primárias americanas fazem filinha indiana para aparecer no 'The Daily Show', o programa humorístico de Jon Stewart, assinala o 'Público' esta semana. Os estrategas dos candidatos acham que pelo menos ali eles têm oportunidade de ser um pouco mais profundos. Claro que o estilo descontraído ajuda à boa imagem. Mas vale a pena recordar que, com uma audiência de cerca de 1,4 milhões de espectadores por noite, 'The Daily Show' é a principal fonte de informação para muitos americanos com menos de 34 anos. A começar pelos universitários. Debandaram dos noticiários porque querem estar informados. Como dizia Al Gore, "um pouco como acontecia na Idade Média, agora são outra vez os bobos os únicos que podem dizer toda a verdade, sem medos nem pressões". E o programa promete: "notícias falsas que lhe dão a verdade".

Quando a política tem apenas direito ao rodapé dos telejornais, quando a relevância das notícias é irrelevante no alinhamento, quando a tragédia do Iraque pode ser esquecida para mostrar a libertação de Paris Hilton, são os jornalistas que escolhem o que querem ser. Por isso, Gore não tem razão. Hoje, eles é que são os bobos, decididos a não nos maçar com coisas demasiado complicadas. As notícias, essas, estão noutro lado. Só que a política vista apenas pelos olhos de um humorista, mesmo quando se trata do genial Jon Stewart, fica reduzida a uma excelente piada.

Que se calem

O brasileiro Richarlyson é um futebolista e tem 24 anos. Começou a correr o boato de que era homossexual. Parece que ao marcar um golo ao Palmeiras festejou de forma suspeita. O barulho foi tanto que o jovem Richarlyson acabou a processar um dirigente desportivo que alimentou a coisa. Mas não deixou de esclarecer que ser futebolista e homossexual nada tinha de incompatível. Esta opinião não foi partilhada pelo juiz que resolveu arquivar a queixa: "Se fosse homossexual, seria melhor que abandonasse os gramados"; "Futebol é jogo viril, varonil, não homossexual"; "Homossexualismo é uma situação incomum do mundo moderno que precisa ser rebatida"; "Não poderia sonhar vivenciar um homossexual jogando futebol". Os advogados do futebolista fizeram queixa do juiz que suspendeu funções e poderá vir a ficar desempregado.

Hoje, o racismo é considerado inaceitável e, tirando meia dúzia de sociopatas, mesmo os racistas reprimem o que dizem temendo a reacção dos que os rodeiam. Ainda não é assim com a homofobia, exibida com orgulhosa virilidade nas conversas de café e nas colunas de jornais. Não espero viver um dia numa sociedade sem alarves. Espero apenas viver numa sociedade suficientemente civilizada para que a pressão social os mantenha envergonhados. E voluntariamente calados.

'SHOTS'

As grande clivagens ideológicas da direita portuguesa. Os assuntos do debate interno do PSD são o método de pagamento de quotas, o orçamento das suas campanhas, quem tem o apoio dos barões do partido e a paternidade das directas, que valeu uma guerra de sms.

O chico-esperto. Nas eleições Sócrates prometeu levantar o sigilo bancário. Acabou por tentar usar a medida para se vingar de quem contesta o fisco. O Tribunal Constitucional não deixou.

Daniel Oliveira