Siga-nos

Perfil

Expresso

Altos e baixos - Primeiro Caderno

De Manuela Ferreira Leite a Isabel Pires de Lima

Altos...

Manuela Ferreira Leite Presidente do Conselho Nacional do PSD. Dizer que "é totalmente irresponsável" reduzir o IVA e o IRC, como dias antes propusera Marques Mendes, é prova de frontalidade e de coerência - ou não tivesse sido Ferreira Leite quem travou o choque fiscal de Durão Barroso. Sócrates agradeceu; o líder social-democrata, com amigos assim, dispensou os inimigos.



... & baixos

Ribeiro e Castro Presidente do CDS. O presidente dos centristas joga em dois carrinhos para tentar impor a realização de um congresso: primeiro apostou no Conselho Nacional; depois apelou à participação num abaixo-assinado que force a reunião-magna para eleição do novo líder. Uma forma pouco desportiva de fechar portas às directas.



Luís Amado Ministro dos Negócios Estrangeiros. Para conduzir nos países abrangidos pela Convenção de Viena é preciso ser-se titular de carta emitida por um dos Estados subscritores? É. Portugal respeita-a? Não. Por quê? Por que admite excepções. São permitidas excepções? Não. Mas o governo não diz que é determinado? Diz. Em todas as situações? Sim. E nas que dizem respeito a Angola? Não.

Isabel Pires de Lima Ministra da Cultura. O episódio que levou ao despedimento de Pinamonti de director artístico de S. Carlos é digno de uma ópera bufa. Que nos faria rir a bom rir se fosse pura ficção, se não tivesse ocorrido em Portugal, se não revelasse uma intransigência insuportável.

 

João Garcia