Siga-nos

Perfil

Expresso

Altos e baixos - Economia

De Ana Fernandes a Manuel Ferreira de Oliveira

EM ALTA

Ana Fernandes, Presidente executiva da EDP Renováveis

"Euforia na procura de acções", anunciava esta semana um jornal económico em manchete. A notícia dizia respeito à colocação em Bolsa da EDP Renováveis. Ontem pela manhã a procura do público em geral superava em 24,44 vezes a oferta. O esforço da EDP parece estar de facto a ser reconhecido.

 

José Sócrates, Primeiro-ministro

Haverá sempre quem diga que as medidas anunciadas esta semana pelo primeiro-ministro no Parlamento - como passar a adiantar às empresas até 35% dos incentivos ao investimento oriundos de fundos comunitários - não são muito significativas. Mas, em tempo de vacas magras, todos os incentivos serão bem-vindos.

 

EM BAIXA

Carlos Santos Ferreira, Presidente do BCP

A confusão gerada em torno do relatório de gestão do BCP - que foi certificado pelos auditores antes de estar aprovada a versão final - merecia ser explicada pela administração do banco, em vésperas de uma Assembleia Geral onde a eleição do auditor poderá incendiar novamente os ânimos. Não o fazer é dar legitimidade para que se conclua que a relação entre a empresa de auditoria e o banco não é, de facto, normal.

Manuel Ferreira de Oliveira, Presidente da Galp

A Galp aproveitou a apresentação de resultados para rejeitar a ideia de que a culpa pela subida dos preços dos combustíveis é sua. O que é certo é que o cidadão comum já se habituou a responsabilizá-la pela escalada dos preços - o que é mau para a sua imagem. A que se junta o recuo na concretização de novo aumento dos preços, que já tinha sido anunciado. Isto numa semana em que foi confirmada a descoberta de mais petróleo no Brasil, num consórcio no qual a empresa portuguesa tem 14%.

Pedro Lima