Siga-nos

Perfil

Expresso

Opinião

Fernando de Melo Gomes, almirante

Terra de muitas e desvairadas gentes…

Lembrei-me desta frase a propósito de algumas notícias que me suscitaram preocupado interesse. Começo por referir a estranha polémica relativa ao Museu das Descobertas ou do Mar e das Descobertas, como queiram, que tanta indignação tem provocado nos sectores mais vanguardistas e fraturantes da nossa melhor intelectualidade, que acha que as descobertas são um achamento do acaso, têm um cariz passadista e mesmo reacionário.

Admito todas as opiniões, mas negar o feito ímpar de quem mudou o mundo e transformou Portugal na primeira potência global, antecedendo a atual globalização em 500 anos, causa-me uma indignada repulsa. Ter vergonha da nossa história e de um passado que nos distingue, como há poucos, não se pode entender… é claro que isto não é caso único…, ainda recordo, há poucos anos, a intenção de mudar a Portuguesa! Esta coisa de sermos “Heróis do Mar… Nobre Povo” não cabe no patriótico entendimento de quem, da sua superioridade intelectual, acha que tudo isso é menor…

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso, pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)