Siga-nos

Perfil

Expresso

Infografia

Golfo do México: Lodo e cimento para estancar maré negra

Petrolífera BP inicia terça feira uma nova estratégia para estancar o derrame de crude no Golfo do México. Será desta que se consegue travar a maré negra? Veja o gráfico animado.

Um diretor da petrolífera BP anunciou sábado, 22, que a operação para conter o derrame de petróleo no Golfo do México começará, provavelmente, amanhã, terça feira, 25. 

A empresa pretende assim parar o derrame iniciado a 20 de abril depois da explosão de uma plataforma petrolífera da BP que provocou a morte de 11 pessoas.

"A nossa melhor estimativa é provavelmente terça feira", afirmou dia 22 o diretor de operações da petrolífera, citado pela cadeia norte-americana CNN, depois do porta-voz da empresa ter apontado para domingo à tarde ou segunda feira de manhã. 

A operação consistirá na introdução primeiro de líquidos pesados e depois de lodo e cimento que ao enrijecer poderá tapar a fuga de crude.

A maré negra no Golfo do México já destruiu cerca de 40 quilómetros de pântanos nas costas do Estado norte-americano do Luisiana.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.