Siga-nos

Perfil

Expresso

Fotogaleria

O deus hindu da paz

Milhares de pessoas enchem as ruas de Mumbai, na Índia, para adorar um dos deuses mais populares do país. É um ritual onde a cor desperta os sentidos.

O festival religioso «Ganesh Chaturthi», celebrado com grande entusiasmo e devoção em toda a Índia, ganha particular dimensão em Mumbai, a capital financeira do país. Entre 28 de Agosto e 6 de Setembro, milhares de pessoas saíram às ruas para adorar o deus hindu do conhecimento, da prosperidade e da paz, também reconhecido como mestre do intelecto e da sabedoria.

Ganesh é o filho mais velho de Shiva e Parvati. Habitualmente, surge representado com quatro braços e uma barriga saliente, sentado com uma perna dobrada sobre a outra. Tem corpo de homem e cabeça de elefante.

Os preparativos para a festa começaram três meses antes. Das mãos dos artistas indianos nasceram figuras do deus-elefante, de todos os tamanhos e feitios, sentados em tronos ou adornados com vestes e flores bem coloridas.

Os ídolos, levados em procissão pelas ruas da cidade, sobre a cabeça ou em veículos de grandes dimensões, são submergidos no mar ou no rio pelos «Ganpatya» (devotos do deus Ganesh), no último dia das celebrações. O ritual evoca a viagem do deus hindu até ao refúgio em Kailash, um local para onde leva consigo todos os infortúnios da Humanidade.