Siga-nos

Perfil

Expresso

Fotogaleria

Guimarães em festa com "conquista" da Cultura

Milhares de pessoas encheram as ruas e praças históricas no dia em que a cidade "Berço de Portugal" se tornou a Capital Europeia da Cultura 2012. Veja as imagens captadas pelo fotojornalista do Expresso José Ventura.

.
1 / 21

.

.
2 / 21

.

.
3 / 21

.

.
4 / 21

.

.
5 / 21

.

.
6 / 21

.

.
7 / 21

.

.
8 / 21

.

.
9 / 21

.

.
10 / 21

.

.
11 / 21

.

.
12 / 21

.

.
13 / 21

.

.
14 / 21

.

.
15 / 21

.

.
16 / 21

.

.
17 / 21

.

.
18 / 21

.

.
19 / 21

.

.
20 / 21

.

.
21 / 21

.

Caminhar até ao Largo do Toural, no centro de Guimarães, foi ontem uma tarefa hercúlea, no dia em que a "cidade berço" celebrou o arranque da Capital Europeia da Cultura (CEC).

Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas e praças do centro histórico da cidade, para assistir à demonstração multimédia que conjugou música, projeção de vídeo e iluminação nas fachadas do Largo do Toural, uma técnica conhecida como videomapping.

Com o espetáculo da companhia catalã "La Fura dels Baus", entitulado "Berço de uma Nação", o Largo do Toural viu-se transformado num gigantesco teatro de marionetas, em que um homem e um cavalo gigantes, suportados por gruas, circularam por entre a multidão, que no final já cantava em uníssono o hino "Guimarães allez".

Com o espetáculo coroado com fogo de artifício, os "La Fura dels Baus" pretenderam representar a Europa através da marioneta de um homem gigantesco, enquanto Portugal esteve simbolizado pelo cavalo, uma metáfora que culminou com o encontro entre os dois, em pleno centro da praça.

"Os vimaranenses estão de parabéns", disse à Agência Lusa Paulo Mendes, para quem o arranque da CEC "não poderia ter sido melhor", pelo que "não só os vimaranenses mas também todos os portugueses deveriam estar orgulhosos".

Já Lurdes García veio da Galiza de propósito para ver o arranque da Capital da Cultura e os "La Fura dels Baus" e à Lusa exclamou que após a inauguração virá "sem dúvida mais vezes".