Siga-nos

Perfil

Expresso

Fotogaleria

França ganhadora deixa Paris sem falar português

PORTUGAL teve duas vitórias em Paris com o sucesso dos estilistas portugueses em mais uma edição do Portugal Fashion, mas foi a derrota no futebol que deixou a comunidade portuguesa abalada, em silêncio. As ruas de Paris ficaram praticamente desertas à hora do jogo Portugal - França sendo a presença da polícia muito notada em zonas sensíveis como a Étoile e o Arco do Triunfo.

Quando a presença de portugueses era notada ao longo do dia a reacção dos franceses era quase sempre de desafio, sem esconderem uma simpatia evidente.

Na sede do Turismo Português e do ICEP, Boulevard Hausman, juntou-se a comitiva que tinha estado no Portugal Fashion, jornalistas e o embaixador António Monteiro, que tinha acompanhado durante a manhã o desfile da moda portuguesa, juntamente com Ferro Rodrigues embaixador da UNESCO em Paris.

Foi hora e meia de grande nervosismo mas logo o primeiro golo marcado por Zidane na sequência do penálti provocado por Ricardo Carvalho deixou na plateia do grande ecrã improvisado um sentimento de desânimo. «Perdemos mal» - lamentava no fim António Monteiro, enquanto o representante do ICEP, um grande sofredor, agarrou uma bandeira portuguesa e correu para a rua homenageando a equipa lusa.

Quando o Arco de Triunfo fazia jus ao nome a segunda cidade do Mundo com mais portugueses não falava português em nenhum lado. O dia seguinte era de trabalho. Para esquecer.