Siga-nos

Perfil

Expresso

Expresso TV

Vídeo: Campanha na praia contra a obesidade

Uma campanha de verão contra obesidade quer mostrar que perder peso pode ser divertido.

A praia chama-se Saúde e foi um dos locais escolhidos para a campanha da Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO) contra a Obesidade, uma doença que em Portugal afeta já 17%

"A nossa ideia é uma ideia positiva, mostrar que perder peso é divertido e aproveitarmos este momento do verão, em que há uma maior preocupação com o corpo, e aproveitar para bebermos sumos, andar a pé, beber água. Ter preocupação com o corpo na promoção da saúde", explicou à Lusa um dirigente da ADEXO.

Plantados na entrada da Praia da Saúde, na Costa da Caparica, dois voluntários vão dando panfletos informativos e sumos naturais sem açúcar a quem passa.

Fugir das dietas hiper calóricas

"Estamos numa praia, vamos aproveitar para andar a pé, para comer fruta, para fugirmos um bocado daquelas dietas hiper calóricas que andamos a comer ao longo do ano todo e aproveitar este espaço para promover a saúde", desafiou Luís Santos, também ele um ex-obeso.

Entre quem passa, a atitude é mais ou menos indiferente, mas aqueles com quem a Lusa falou admitem que a obesidade é uma questão que os preocupa e que têm, por isso, alguns cuidados com a sua alimentação.

"Procuro ter uma alimentação variada e que inclua legumes, frutas. Acho que é o mais importante, apesar das crianças hoje em dia não gostarem muito", disse Maria Helena.

Já Américo Condeço disse ter uma vida sedentária e não fazer muito exercício físico, mas garantiu ter "muita preocupação com a alimentação".

Portugueses têm peso a mais

"Como principalmente verduras, algum peixe não muito gordo e não ingiro bebidas alcoólicas", revelou.

Jorge Ribeiro, por seu lado, disse saber o que é a obesidade e os problemas que daí advêm, mas admitiu "não ter tantos cuidados como deveria ter" com a alimentação, nem fazer exercício físico.

De acordo com o dirigente da ADEXO, a obesidade é uma doença que já afeta 17% da população portuguesa, ou seja, quase dois milhões

de pessoas e estima-se que entre cerca 50 a 60% da população portuguesa já tenha excesso de peso.

A campanha contra a obesidade esteve durante o dia de hoje na Praia da Saúde, na Costa da Caparica, e na Praia Seca, em Espinho, prolongando-se até dia 15 de agosto por várias praias de norte a sul do país.