Siga-nos

Perfil

Expresso

Expresso TV

A união ibérica de Pilar e Saramago

"União Ibérica" é o retrato da relação entre Pilar del Río e José Saramago segundo o olhar do realizador Miguel Gonçalves Mendes. Trata-se de uma longa-metragem documental, a ser rodada já há um ano, e com estreia prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

"O filme centra-se em Lanzarote mas já seguimos o casal em algumas viagens para retratarmos o mais fielmente possível a sua vida", revela Miguel Gonçalves Mendes, acrescentando que o filme, apesar de estar a ser rodado já há um ano, ainda não está terminado (razão pela qual as imagens colocadas no site do Expresso são, em rigor, uma "demo" e não um "trailer").

O filme é co-produzido pela JumpCut e a "El Deseo", a produtora de Pedro Almodôvar e por esse facto terá estreia simultânea em Portugal e Espanha. O realizador explica que após a recusa do ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia) em apoiar projecto decidiu contactar várias produtoras estrangeiras, entre as quais a "El Deseo".

Miguel Gonçalves Mendes, 29 anos, é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema e conta no seu curriculum com o prémio para o melhor documentário português no DocLisboa 2004 pelo trabalho "Autografia" sobre a vida do pintor e poeta  Mário Cesariny.