Siga-nos

Perfil

Expresso

Tendências

Youtube e Guggenheim lançam concurso de vídeo

À procura do vídeo mais criativo do mundo. A originalidade será o critério fundamental para a escolha do vencedor.

Christiana Martins (www.expresso.pt)

A Solomon R. Guggenheim Foundation e o Youtube - com o apoio da HP e da Intel - anunciaram o lançamento de "Play", um concurso para encontrar o vídeo online mais criativo do mundo. A ideia é encontrar a ideia mais criativa, seja na vertente da filmagem, animação, ou o que mais desejarem os participantes.

 

As candidaturas estão abertas até 31 de Julho. Segundo o site do jornal brasileiro O globo, Nancy Spector, a comissária-chefe da Guggenheim Foundation, "nas duas últimas décadas houve uma mudança de paradigma na cultura visual. A imagem em movimento foi plenamente absorvida em práticas artísticas contemporâneas críticas e, agora, testemunhamos o poder da Internet para catalisar e disseminar novas formas de espressão dos media digitais, incluindo os vídeos online".

 

Os participantes de todo o mundo poderão enviar as suas produções para http://www.youtube.com/play. Um júri composto por especialistas em arte, design, cinema e entretenimento seleccionará 20 vídeos e julgar os trabalhos segundo critérios de inovação e originalidade.

 

Os trabalhos escolhidos serão apresentados nos museus Guggenheim de Nova Iorque, Berlim, Bilbau e Veneza. Além de, claro, serem exibidos no Youtube Play.