Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Tarte suculenta de frango e alho francês

Uma boa tarte é sempre uma aposta segura. Esta é óptima, porque, além de ser suculenta e deliciosa, é fácil de fazer. É agora a altura certa para tirar partido do delicioso sabor adocicado do alho-francês

TEMPO DE PREPARAÇÃO 20 minutos

TEMPO DE COZEDURA 1 hora e meia

CUSTO APROXIMADO POR DOSE €3,19

CALORIAS POR DOSE 971

GORDURA POR DOSE 65 g

Ingredientes (para 4 pessoas): 1 pequena noz de manteiga; azeite; 4 alhos-franceses, lavados e cortados às rodelas; 1 dente de alho, descascado e esmagado; 600 g de coxas de frango, de preferência de capoeira ou biológico, cortado em pedaços grandes; sal marinho e pimenta preta acabada de moer; 2 hastes de tomilho fresco; 1 colher de sopa de farinha sem fermento e mais um pouco para polvilhar; 500 ml de sidra seca; 100 g de queijo Stilton esfarelado; 500 g de massa folhada; 1 ovo grande, de preferência de capoeira ou biológico; e um pouco de leite

PRÉ-AQUEÇA o forno a 200°C/gás 6. Derreta a manteiga com um fio de azeite numa caçarola e junte os alhos-franceses e o alho esmagado. Cozinhe em lume brando com a tampa por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando até amolecer.

Entretanto, leve a lume médio uma frigideira grande com um fio de óleo. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta e frite-os com as folhas de tomilho até que a carne fique toda bem dourada. Junte o frango e o tomilho aos alhos-franceses e salpique com a farinha. Acrescente a sidra e volte a pôr em lume brando para fervilhar durante 20 minutos. Retire do lume e misture-lhe o queijo Stilton.

Polvilhe uma superfície de trabalho e um rolo com farinha e estenda a massa folhada até ficar com mais ou menos 3 milímetros de espessura.

Coloque o frango e o preparado de alho-francês numa forma funda ou numa torteira grande e funda. Tape com a massa folhada, aparando os bordos para que se ajuste à forma. Com um garfo faça um frisado nas bordas e um pequeno orifício no meio da tampa para o vapor sair.

Bata o ovo com o leite e espalhe-o sobre a massa com um pincel.

Leve ao forno durante 30 minutos, até que a massa folhada fique crocante e dourada e sirva com uma boa porção de ervilhas e feijões com hortelã (veja texto ao lado).

  

Ervilhas e feijões com hortelã

PARA 4 pessoas

TEMPO DE PREPARAÇÃO 5 minutos

TEMPO DE COZEDURA 5 minutos

CUSTO POR DOSE €0,86

CALORIAS POR DOSE 128

GORDURA 12 g

Ingredientes: 2 mãos-cheias de feijão verde cortado; 2 mãos-cheias de ervilhas congeladas; um ramo pequeno de hortelã, só as folhas; 50 g de manteiga, cortada aos pedacinhos; sal marinho e pimenta preta acabada de moer; azeite extravirgem

LEVE A FERVER uma caçarola grande com água e acrescente o feijão verde. Deixe cozer durante 2 minutos, acrescente as ervilhas e deixe mais 4 minutos. Escoe e deixe num passador até secar. Corte a hortelã grosseiramente. Transfira os legumes para uma saladeira grande e acrescente a manteiga, algum sal e pimenta e um gole de azeite. Com a parte de trás de um garfo, esmague ligeiramente algumas ervilhas, junte-lhe a hortelã e mexa tudo até derreter a manteiga - o acompanhamento perfeito para quase tudo!

 

AS DICAS DE JAMIE

De todas as vezes que tentei fazer maionese, talhou. Como consigo impedir que isto aconteça?

Não há segredo, só que não é muito fácil. Acrescentar um pouco de vinagre e mostarda à gema de ovo ajuda a emulsionar o óleo, mas mesmo assim tem de juntar o óleo gota a gota no princípio até perfazer um total de duas colheres de sopa. Depois pode acrescentar o óleo em maiores quantidades.

Publicado na Revista Única de 22 de Maio de 2010