Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Tarte cremosa de coco e baunilha

Esta é uma fantástica sobremesa que adoro fazer e da qual os meus amigos nunca deixam migalha. A combinação do creme de coco e baunilha com o molho inebriante de chocolate negro é maravilhosa Clique para visitar o canal Life & Style.

TEMPO DE PREPARAÇÃO 1 hora e 20 minutos

TEMPO DE COZEDURA 1 hora e 5 minutos, mais o tempo de arrefecer

CUSTO APROXIMADO POR DOSE €1,16

CALORIAS POR DOSE 824

GORDURA 59 g

PARA 8 pessoas  200 g de manteiga derretida e arrefecida, mais um pouco de gordura extra; 350 g de massa quebrada doce; 300 g de açúcar refinado; 3 ovos grandes, de preferência de capoeira ou biológicos; 50 g de farinha sem fermento; 300 g de coco em flocos; 1 lata de 400 ml de leite de coco; 1 vagem de baunilha, cortada ao meio no sentido longitudinal, com as sementes raspadas; raspa e sumo de 1 limão

UNTE uma tarteira de fundo solto de 28 centímetros de diâmetro com uma noz de manteiga. Estenda a massa quebrada com um rolo até ficar com a grossura de uma moeda de euro e forre a tarteira com ela. Pressione bem, depois coloque a tarteira no congelador durante 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180°C/gás 4. Forre com papel vegetal a tarteira com a massa congelada e coloque feijões ou bolas de cerâmica especiais para cozer no forno a massa sem recheio (o arroz cru também faz o mesmo efeito) e deixe cozer durante 10 minutos. Retire do forno e remova os feijões (ou o arroz) e o papel vegetal. Pique a base diversas vezes com um garfo, depois volte a meter no forno por mais 5 a 10 minutos até a massa alourar ligeiramente. Retire do forno e reduza a temperatura para 170°C/gás 3. Numa tigela grande, misture a manteiga derretida e arrefecida com o açúcar refinado. Acrescente os restantes ingredientes e mexa até obter uma mistura homogénea. Verta a mistura na tarteira. Cozinhe no forno já quente durante cerca de 45 minutos ou até a mistura de coco ficar firme e dourada, mas sem deixar solidificar. Deixe arrefecer na forma durante 20 minutos, retire-a e sirva morna. Se lhe apetecer transgredir, salpique com molho de chocolate e rum (ver texto ao lado).

Molho de chocolate com rum

PARA 8 pessoas

TEMPO DE PREPARAÇÃO Nenhum

TEMPO DE COZEDURA 5 minutos

CUSTO APROXIMADO

POR DOSE €0,87

CALORIAS POR DOSE 297

GORDURA 22 g

200 ml de natas; 250 g de chocolate preto de boa qualidade (pelo menos, 70% de cacau), partido em pedaços; 50 ml de rum escuro de boa qualidade; sumo de meia laranja

COLOQUE uma caçarola pesada em lume brando e aqueça lentamente as natas com o chocolate e o rum até que a mistura fique homogénea e brilhante. Acrescente o sumo de laranja e misture bem. Ponha numa molheira e sirva.

AS DICAS DE JAMIE

Como cozinhar bifes de atum?

Frite-os como um bife normal e não errará muito. Esfregue com óleo, sal e pimenta e dê-lhes um minuto de cada lado numa frigideira bem quente se gosta deles bonitos e rosados, ou frite-os durante mais tempo se gosta deles bem passados.

 

Publicado na Revista Única do Expresso de 5 de Junho de 2010