Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Robalo assado e batatas em gomos

Cozinhar num tabuleiro é realmente ideal para um jantar durante a semana: é rápido, muito fácil e não exige grande esforço. Os sabores misturam-se todos e funcionam bem - e terá uma bela refeição para dois num abrir e fechar de olhos.

TEMPO DE PREPARAÇÃO 10 minutos

TEMPO DE COZEDURA 35 minutos

CUSTO POR DOSE €5,73

CALORIAS POR DOSE 498 GORDURA POR DOSE 17 g

Para 2 pessoas: 500 g de batatas para assar cortadas em gomos grandes; 1 bolbo de funcho cortado em seis gomos; azeite; sal marinho e pimenta preta acabada de moer; 4 dentes de alho com a casca; uma mão-cheia de azeitonas verdes, cortadas ao meio e sem caroço; meio ramo de tomilho fresco; 2 x 200 g de filetes de robalo com pele, escamado e sem espinhas (peça ao seu fornecedor de peixe para o arranjar); 1 limão às rodelas

PRÉ-AQUEÇA o forno a 200°C/gás 6. Leve a ferver uma caçarola grande com água e sal. Dê uma cozedura ligeira às batatas durante 5 minutos, acrescente o funcho e deixe cozer durante mais 3 minutos. Escorra num passador até secarem. Transfira para um tabuleiro de ir ao forno com um bom golo de azeite, uma pitada de sal e pimenta, os dentes de alho, as azeitonas e algumas hastes de tomilho. Misture tudo, espalhe numa camada e leve ao forno durante 15 minutos. Com uma faca afiada, dê uns golpes leves na parte dos filetes com pele e borrife com um bom gole de azeite. Tempere generosamente com sal e pimenta e coloque os filetes com a pele para cima sobre as batatas e o funcho, num tabuleiro. Cubra com as restantes hastes de tomilho e as rodelas de limão. Leve ao forno por 10 minutos ou até que a pele do peixe fique com um belo tostado. Sirva com uma salada verde e uma colherada de relish de tomate (veja texto ao lado).

Relish de tomate e pimento vermelho

PARA UM FRASCO DE MEIO LITRO

TEMPO DE PREPARAÇÃO 10 minutos

TEMPO DE COZEDURA 30 minutos

CUSTO POR FRASCO €3,68

CALORIAS POR DOSE 440

GORDURA POR DOSE 25 g

2 pimentos vermelhos; 300 g de tomate cereja, cortados ao meio; azeite; metade de uma lata de 400 g de tomate em pedaços; 1 colher de sopa de açúcar mascavado; 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico; sal marinho e pimenta preta acabada de moer

GRELHE os pimentos directamente sobre a chama até ficarem pretos. Coloque numa tigela e cubra com película aderente. 30 minutos depois retire-lhes a pele com cuidado, as sementes e corte-os em tiras. Reserve. Frite os tomates cereja suavemente numa frigideira pequena com bastante azeite até amolecerem. Acrescente o tomate em lata, açúcar e vinagre balsâmico e deixe ferver. Baixe o lume e deixe cozer durante 5 ou 10 minutos, até engrossar e ficar pegajoso e doce. Junte-lhe as tiras de pimento, tempere com sal e pimenta e borrife com vinagre se necessário. Assim que a mistura arrefecer completamente, verta-a num frasco esterilizado e guarde no frigorífico até um mês. Use quando necessitar.

AS DICAS DE JAMIE

É importante se uso gambas cruas ou cozidas quando faço uma fritada no wok?

Nem por isso, certifique-se apenas que estão realmente quentes na hora de servir. As cozidas podem ficar um tanto duras quando são aquecidas, mas são igualmente saborosas.

Publicado na Revista Única de 29 de Maio de 2010