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Sabores

Risotto verde superfácil

Um bom 'risotto' precisa de amor e atenção, mas vale a pena. Este é muito simples e carregado de sabores. Não poupe no parmesão, o 'risotto' deve formar bolhas quando é servido. Se alguém for vegetariano, deixe de fora a 'pancetta'

TEMPO DE PREPARAÇÃO  10 minutos

TEMPO DE COZEDURA 30 minutos

CUSTO POR DOSE (PARA 4) €2,76

CALORIAS POR DOSE (PARA 4) 578

GORDURA POR DOSE (PARA 4) 17 g

Ingredientes (para 4-6 pessoas): 1,5 litro de caldo de frango ou de legumes; algumas nozes de manteiga; 4 tiras de pancetta (bacon), cortada em cubos pequenos; 1 cebola pequena picada; 1 caule de aipo picado; um ramo pequeno de salsa fresca, folhas e caules picados; 1 malagueta vermelha, sem sementes e cortada em tiras finas; 400 g arroz para risotto; 1 copo pequeno de vinho branco; 3 courgettes, cortada em cubos pequenos; sal marinho e pimenta preta; 2 punhados de espinafres, picados grosseiramente; um ramo pequeno de funcho picado grosseiramente (opcional); 2 boas mãos-cheias de queijo parmesão ralado.

AQUEÇA o caldo em lume brando e mantenha-o quente. Noutra caçarola, aqueça duas nozes de manteiga e frite a pancetta (bacon) até alourar. Acrescente a cebola, o aipo, os caules da salsa (reserve as folhas para depois) e a malagueta. Reduza o lume e cozinhe lentamente durante uns minutos, até amolecer mas sem alourar. Acrescente o arroz para risotto e mexa bem. Mais ou menos um minuto depois, o arroz ficará translúcido - acrescente o vinho neste momento e continue a mexer.

Junte uma concha de caldo quente e uma pitada de sal. Reduza o lume até absorver o líquido. Continue a juntar conchas de caldo, uma de cada vez, mexendo bem e permitindo que cada uma seja absorvida antes de juntar a seguinte. Isto levará no total uns 20 minutos.

Quando só restarem duas conchas de caldo, acrescente a courgette em cubos ao caldo e verta uma concha desta mistura, aos poucos, sobre o risotto, deixando que o arroz o absorva. Continue até o arroz amolecer, mas não demasiado. Tempere com sal e pimenta preta acabada de moer e retire do lume.

Nesta altura, acrescente os espinafres, uma noz de manteiga, as folhas de salsa, o funcho (se o utilizar) e a maior parte do parmesão. Tape a caçarola, deixe mais dois minutos ao lume e depois sirva salpicando com o resto do parmesão e a chicória no forno (veja texto ao lado).

Chicória no forno

PARA 4-6 pessoas

TEMPO DE PREPARAÇÃO 5 minutos

TEMPO DE COZEDURA 1 hora

CUSTO POR DOSE INDIVIDUAL €1,43

CALORIAS POR DOSE 79

GORDURA POR DOSE (PARA 4) 8,5 g

6 cabeças de chicória; azeite extra virgem; sal marinho e pimenta preta acabada de moer; sumo de 1 limão

PRÉ-AQUEÇA o forno a 170°C/gás 3. Remova todas as folhas estragadas das chicórias e corte-as ao meio no sentido longitudinal. Coloque-as num prato de ir ao forno, o lado cortado para cima, para que caibam aconchegadas numa só camada. Salpique com um bom gole de azeite extravirgem e tempere com sal e pimenta. Cubra firmemente com folha de alumínio e cozinhe durante 45 minutes. Retire do forno, esprema por cima o limão e deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos. Sirva salpicado com o molho da caçarola.

  

AS DICAS DE JAMIE

Gostava de experimentar cozinhar coelho mas não sei bem como se faz. Tem algumas ideias?

Coelho guisado é o caminho a seguir. Peça no talho que o cortem, depois passe-o por farinha, doure-o em manteiga e guise devagar com um pouco de cebola, cenoura, aipo, alho e ervas aromáticas. Fica óptimo com alecrim ou tomilho e vai bem com cerveja, vinho e mesmo sidra!

Publicado na Revista Única de 12 de Junho de 2010