Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Nigella, rainha da food porn

A popular Nigella Lawson, cujos programas de culinária são transmitidos pela SIC Mulher, é considerada pela imprensa britânica como a rainha da food porn. Conheça melhor a cozinheira e habilite-se a ganhar amanhã o livro "Delícias da Nigella".

Mariana Cabral (www.expresso.pt)

Ninguém diria ao vê-la cozinhar, mas Nigella Lawson é... jornalista. A mais famosa cozinheira britânica (que compete pelo título de chef mais popular do Reino Unido com Jamie Oliver) não é, na realidade, chef. Nigella começou a carreira como crítica de livros e de restaurantes em jornais e revistas, e só em 1998, com o livro "How to Eat", é que se lançou a sério na cozinha.

Na verdade, "a sério" talvez não seja a expressão mais adequada para classificar a carreira culinária de Nigella, uma vez que a britânica adopta sempre um estilo muito relaxado na maneira como interpreta as suas receitas. No programa "A Cozinha de Nigella" (SIC Mulher), é habitual observar a cozinheira a sujar a cozinha, a comer as suas próprias criações com sofreguidão ou a convidar amigos e filhos a cozinhar.

A naturalidade e a eloquência da não-chef encanta os espectadores, que ficam a salivar por mais. Não admira, por isso, que imprensa britânica a tenha rotulado como rainha da food porn, termo que define a apresentação sugestiva da cozinha através da glorificação da comida. Exemplo perfeito: ouvir Nigella a sussurrar "I love a lot of heat", enquanto vai mexendo chilli na panela e olhando sugestivamente para a câmara.

Carisma e sotaque very british

O aparente desapego de Nigella contrasta com o seu aspecto sofisticado e, claro, com o seu sotaque very british. Contrasta também com o seu passado, que poucos adivinhariam (tal como a idade: quem diria que Nigella tem 50 anos?). O pai, Nigel Lawson, era barão e foi ministro das finanças do governo conservador de Margaret Thatcher nos anos 80.

A carreira culinária de Nigella (o último nome já não é necessário para reconhecê-la no Reino Unido) só começou verdadeiramente em 2000, com o programa de televisão "Nigella Bites", que deu origem a outras séries ("Nigella Feasts", "Nigella Express") igualmente aclamadas.

Em Portugal, "A Cozinha de Nigella" é transmitida diariamente pela SIC Mulher. O primeiro livro da cozinheira, "Na Cozinha com Nigella", foi lançado no ano passado pela Civilização. Em Abril deste ano, foi lançada a sequela: "Delícias de Nigella", que já figura nos tops das livrarias portuguesas.

 

O Expresso.pt, em parceria com a editora Civilização, vai oferecer 14 exemplares do livro "Delícias da Nigella", lançado no mês passado no mercado nacional.

Amanhã, 4 de Maio, poderá ganhar um dos primeiros 7 livros, bastando para isso responder a uma questão. Na quarta-feira, serão oferecidos os restantes 7 livros. Participe!