Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Mexilhões à espanhola com chouriço

Se espera convidados, este guisado substancial é o prato perfeito. É rápido, fácil de fazer e impressiona. Sirva com pão de alho feito em casa para ensopar o belo molho

TEMPO DE PREPARAÇÃO 10 minutos

TEMPO DE COZEDURA 20 minutos

CUSTO APROXIMADO POR DOSE €3,86

CALORIAS POR DOSE 339

GORDURA 7,7 g

Ingredientes (para 4 pessoas): 1 colher de sopa de azeite; 1 chouriço pequeno (cerca de 150 g), cortado em pedaços pequenos; 6 chalotas descascadas em rodelas finas; 2 dentes de alho descascados em fatias finas; 1 malagueta vermelha fresca sem sementes e fatiada finamente; 4 postas de bacalhau ou outro peixe branco consistente; água do mar e pimenta preta acabada de moer; 500 g de tomates cereja cortados ao meio; vinagre de Xerez; 2 folhas de louro; meia garrafa de vinho branco seco; 1 lata de 400 g de tomate picado; 500 g de mexilhões frescos, lavados, esfregados e sem fios; um punhado de salsa fresca, só as folhas.

AQUEÇA o azeite numa caçarola grande e acrescente o chouriço e as chalotas e frite em lume médio, durante três a quatro minutos, até o chouriço alourar. Junte o alho e a malagueta e continue a fritar mais um ou dois minutos. Retire a caçarola do lume.

Disponha em camadas os ingredientes para que os mexilhões abram com o vapor em cima do peixe, coloque as postas de bacalhau por cima da mistura do chouriço e tempere com sal e pimenta. Coloque os tomates cereja cortados numa camada por cima do peixe, acrescente um bom gole de vinagre de Xerez e rectifique o tempero. Acrescente as folhas de louro, junte-lhe o vinho e o tomate de lata, de modo a que todos os ingredientes fiquem totalmente submergidos.

Coloque os mexilhões lavados por cima de tudo e volte a temperar. Ponha a caçarola ao lume até ferver, depois deixe fervilhar durante 15 minutos com a tampa colocada, até os mexilhões abrirem completamente. Rejeite sempre os que não abrirem. Divida por quatro tigelas e salpique com a salsa. Sirva com pedaços de pão quente com alho. Delicioso!

Pão de alho feito em casa

TEMPO DE PREPARAÇÃO 10 minutos

TEMPO DE COZEDURA 15 minutos

CUSTO POR PÃO €2,66

CALORIAS POR PÃO 1557

GORDURA POR PÃO 94 g

Ingredientes: 3 dentes de alho, descascados e cortados em fatias finas; 100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente; um punhado de folhas de salsa fresca picada grosseiramente; 1 ciabatta grande (cerca de 300 g)

PRÉ-AQUEÇA o forno a 200°C/gás 6. Misture o alho e a manteiga e bata com a salsa. Com uma faca afiada, faça incisões na diagonal ao longo do pão, afastadas cerca de três centímetros, como se o estivesse a cortar às fatias mas não totalmente. Pegue numa folha de papel de alumínio e coloque o pão no meio. Use a faca para espalhar a manteiga de alho entre as fatias, embrulhe o pão na folha e leve ao forno durante dez minutos. Se gosta dele tostado, abra a folha e deixe ficar no forno mais cinco minutos.

AS DICAS DE JAMIE

Qual o segredo para fazer bons merengues?

Certifique-se sempre que as claras de ovos não têm vestígios de gema e que todo o equipamento que utiliza para bater as claras está completamente limpo e seco. Qualquer traço de gordura ou óleo nas claras pode impedir que subam. O resto é dar ao braço.

Publicado na Revista Única de 15 de Maio de 2010