Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Linguine com espargos, ervilhas e limão

Temos aqui um jantar óptimo e leve, que realmente aproveita os belos legumes da estação que agora inundam as lojas.  Além disso, é rápido, o que significa que é perfeito para um jantar fácil no meio da semana. Se nunca experimentou cozinhar queijo de cabra, garanto-lhe que adorará este - pode servi-lo como entrada ou simplesmente esfarelá-lo sobre uma massa para lhe acrescentar um sabor especial. Bom apetite!

TEMPO DE PREPARAÇÃO 10 minutos

TEMPO DE COZEDURA 10 minutos

CUSTO POR DOSE INDIVIDUAL €3,87

CALORIAS POR DOSE 744

GORDURA 37 g

Para duas pessoas: 200 g linguine seco; Sal marinho e pimenta preta acabada de moer; 350 g de pontas de espargos, aparados; Uma mão cheia de ervilhas frescas; Raspa e sumo de 1 limão; Azeite extra virgem; 2 boas mãos-cheias de queijo parmesão ralado; 1 punhado de folhas frescas de hortelã, picadas; Um punhado de rebentos de ervilha

COZINHE o linguine numa caçarola grande com água e sal, de acordo com as instruções do pacote. Corte os espargos em tiras compridas usando um descascador e ponha-as na caçarola juntamente com as ervilhas, no último minuto da cozedura da massa. Depois de feito, escorra tudo, reservando um gole da água da massa. Volte a colocar na caçarola a massa e a água reservada.

Enquanto a massa coze, bata a raspa e o sumo de limão com azeite extra virgem e junte o parmesão até ficar grosso e cremoso. Prove, tempere com sal e pimenta e acrescente mais sumo de limão se necessário.

Junte o sumo de limão ao linguine e às ervilhas assim que estiverem cozidos e agite a caçarola para revestir cada tira de massa com o molho. Termine misturando-lhe a hortelã picada. Divida por duas tigelas, escorra por cima algum molho que possa restar na caçarola, regue com um fio de azeite extra virgem e espalhe rebentos de ervilhas. Sirva imediatamente.

Queijo de cabra no forno

TEMPO DE PREPARAÇÃO 5 minutos

TEMPO DE COZEDURA 5 minutos

CUSTO POR DOSE INDIVIDUAL €0,89

CALORIAS POR DOSE 259

GORDURA POR DOSE 24 g

Para duas pessoas:  1 haste de alecrim fresco, só as folhas; 1 malagueta seca, retirar o pé; Sal marinho e pimenta preta acabada de moer; Azeite; 100 g de queijo de cabra (com a casca)

PRÉ-AQUEÇA o forno a 200°C/gás 6. Esmague as folhas de alecrim num almofariz com a malagueta e uma pitada de sal e pimenta. Acrescente azeite até fazer uma pasta. Passe o queijo por esta marinada e coloque-o num tabuleiro. Verta por cima o resto da marinada e leve ao forno cerca de 5 minutos até o queijo aquecer e ficar levemente mole no centro.

 

AS DICAS DE JAMIE

Qual a melhor maneira de derreter chocolate?

Parta em pedaços pequenos e ponha-os numa tigela de metal ou de pirex. Coloque numa com um pouco de água no fundo e ponha ao lume, certificando-se que o fundo da tigela não toca na água. Desta forma o chocolate derreterá devagar, mas será preciso mexer um pouco para ajudar o processo.

Publicado na Revista Única do Expresso de 1 de Maio de 2010