Siga-nos

Perfil

Expresso

Sabores

Biscoito de morangos pequenos e doces

Esta é a minha versão de uma famosa sobremesa dos EUA. Lá, a base seria algo parecido com os nossos scones, mas o nome fez-me pensar em bolachas de manteiga, portanto foi para isso que me inclinei aqui. O café gelado é outra iguaria ao estilo americano

TEMPO DE PREPARAÇÃO 15 minutos

TEMPO DE COZEDURA 10 minutos

CUSTO APROXIMADO POR DOSE €1,34

CALORIAS POR DOSE 874

GORDURA 58 g

INGREDIENTES (para 4 pessoas)

PARA A MASSA

100 g de manteiga gelada e cortada em pequenos cubos, e mais um pouco para untar; 175 g de farinha com fermento peneirada e mais um pouco para polvilhar; 75 g de açúcar refinado; 1 gema de ovo, de preferência de capoeira ou biológico; 2 colheres de sopa de água

PARA O CREME DE MORANGOS

5 colheres de sopa de açúcar refinado; 400 g de morangos, sem pé e cortados grosseiramente; raspa de uma laranja; 300 g de queijo mascarpone; açúcar em pó para servir

PRÉ-AQUEÇA o forno a 180°C/gás 4. Unte levemente dois tabuleiros de ir ao forno com manteiga. Misture com a ponta dos dedos a farinha e a manteiga até parecerem migalhas de pão. Junte o açúcar, a gema de ovo e a água e bata até obter uma massa suave e lisa.

Polvilhe com farinha a superfície de trabalho e o rolo da massa. Divida a massa em duas partes e estenda cada uma delas com um rolo para formar dois rectângulos. Apare cuidadosamente as bordas. Divida cada rectângulo de massa em oito triângulos iguais. Coloque-os nos tabuleiros untados e meta no forno durante 10 minutos até ficarem dourados. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto, polvilhe os morangos com o açúcar e deixe ficar 5 minutos até que o açúcar se derreta e os morangos fiquem brilhantes. Bata a raspa de laranja com o mascarpone e depois junte a maior parte dos morangos.

Coloque um triângulo de massa em cada prato, deite uma boa colherada da mistura cremosa de morangos no centro e cubra com outro triângulo. Polvilhe com um pouco de açúcar em pó para ficar mais bonito. Sirva imediatamente com alguns dos morangos cortados que sobraram espalhados por cima.

Café gelado fácil

TEMPO

DE PREPARAÇÃO 5 minutos

CUSTO APROXIMADO POR DOSE €1,06

CALORIAS POR DOSE 290 GORDURA 7,8 g

Para uma pessoa: 2 colheres de sopa de café instantâneo ou uma chávena de café expresso; 2 colheres de sopa de açúcar mascavado claro; 200 ml de leite gordo; uma pitada de essência de baunilha; uma mão cheia de cubos de gelo; chocolate ralado para guarnecer

SE USAR café instantâneo, dissolva-o em duas colheres de sopa de água a ferver com o açúcar mascavado. Se não, misture apenas o açúcar com o café expresso quente. Verta num liquidificador com o leite, a essência de baunilha e os cubos de gelo e misture até obter a consistência de um batido de leite espesso. Sirva salpicado com algum chocolate ralado.

AS DICAS DE JAMIE

Como fazer um pudim de arroz realmente bom?

Junto sempre um pouco de natas ao leite para o tornar mais espesso. As sementes de uma vagem de baunilha, se a conseguir arranjar, acrescentarão um toque de luxo. Se não, junte uma gota de essência de baunilha.

Publicado na Revista Única do Expresso de 8 de Maio de 2010