Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rebeldes controlam capital da República Centro Africana

O presidente da República Centro-Africana, François Bozizé, atravessou esta manhã o rio Oubangi quando as forças rebeldes se dirigiam para o palácio presidencial.

Liliana Coelho, com agências

Os rebeldes da República Centro-Africana tomaram hoje o palácio presidencial e controlaram a capital, levando à fuga do presidente François Bozizé.

Segundo a Reuters, o presidente da República Centro-Africana fugiu para a vizinha República Democrática do Congo,  tendo atravessado o rio Oubangi esta manhã quando  as forças rebeldes se dirigiam para o palácio presidencial.

"Tomamos o palácio presidencial. Bozizé já não se encontrava ali. Agora vamos para uma rádio nacional para que o líder dos rebeldes de Séléka, Michel Djotodia, possa tomara palavra", declarou um representante das forças rebeldes.

O porta-voz do governo, Crepin Mboli-Goumb,a disse que os rebeldes controlavam todos os locais estratégicos na cidade.



"Os rebeldes controlam a cidade. Espero que não haja quaisquer represálias", declarou o porta-voz governamental.



Fonte militar disse, contudo, existirem "focos de resistência na capital", embora  o poder esteja claramente a favor dos rebeldes.

A coligação Séleka, constituída por quatro grupos de rebeldes, voltou a avançar esta semana exigindo que sejam respeitados os acordos de paz e a libertação dos prisioneiros.