Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Milhares cercam Arco do Triunfo de Paris contra casamento 'gay'

Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se esta tarde em Paris para tentar impedir a aprovação definitiva da lei "casamento para todos".

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris

"Uma família é um pai e uma mãe". É esta a palavra de ordem que mais se ouve na manifestação contra o "casamento para todos" e a adoção de crianças por casais homossexuais que decorre desde o início desta tarde junto ao Arco do Triunfo, na capital francesa.

Os manifestantes foram impedidos pelas autoridades de ocupar a Avenida dos Campos Elísios mas dezenas de milhares de pessoas, talvez mesmo centenas de milhares, enchem completamente as largas avenidas de "la Grande Arméé" e "Foch", que desembocam, ambas, na place Charles de Gaulle, onde se encontra o Arco do Triunfo.

Tensão e algumas bastonadas

A concentração junto ao célebre monumento prossegue até às 20h (menos uma hora em Lisboa) e visa travar a aprovação definitiva da lei que abre a possibilidade de casamento e de adoção aos homossexuais.

 

A proposta de lei, defendida pela maioria parlamentar e o Governo socialista, vai ser discutida no Senado no início de abril e, se for aprovada, deverá regressar à Assembleia Nacional para aprovação definitiva.

 

Às 15h30 locais, a manifestação começava a transbordar das duas avenidas para outras vizinhas e também para os Campos Elísios, cujo acesso está protegido por um imponente dispositivo policial.  

 

Algumas centenas de manifestantes tentaram forçar as barreiras da polícia para atravessar a praça e chegar aos Campos Elísios, mas foram expulsos à bastonada e com gás lacrimogéneo. Ao início da tarde vivia-se um clima de alguma tensão no local.