Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Holandês quer mudar de idade. “Se podemos mudar de nome e género, porque é que não podemos mudar de idade?”

Leon Neal/Getty

Emile Ratelband, de 69 anos, sente-se discriminado em termos laborais e amorosos e quer passar a ter menos 20 anos. Os juízes a quem foi apresentado o caso mostraram-se céticos, justificando que não há um mecanismo legal que permita a alguém mudar a sua data de nascimento

Chama-se Emile Ratelband, é holandês, e quer mudar a sua data de nascimento no bilhete de identidade por achar que a sua idade, 69 anos, o prejudicam tanto em termos de oportunidades de trabalho como amorosas. “Se já podemos, hoje em dia, mudar de nome e de género, porque é que não podemos também mudar de idade?”, questionou, citado pela “BBC”.

Emile Ratelband, que trabalha como “mental coach”, já iniciou os devidos procedimentos legais e está à espera de uma resposta por parte um tribunal local na cidade de Arnhem, no leste da Holanda. É pouco claro, no entanto, que venha a ter uma resposta positiva ao seu pedido.

Segundo vários meios de comunicação locais, os juízes a quem foi apresentado o caso mostraram-se céticos em relação ao assunto, justificando que não há um mecanismo legal que permita a alguém mudar a sua data de nascimento.

Mas Emile Ratelband argumentou em tribunal sentir-se discriminado por causa da sua idade, que estará a prejudicá-lo em termos de oportunidades de trabalho e amorosas, preocupando-o em específico a sua taxa de sucesso na aplicação Tinder. “Se eu tiver 69 anos, estarei muito limitado. Se tiver 49, posso comprar uma casa nova e conduzir um carro diferente. Também terei mais hipóteses de vir a trabalhar seja onde for”. A Constituição holandesa proíbe a discriminação laboral com base na idade.

Emile Ratelband argumentou ainda que os médicos que o acompanham consideram que o corpo dele corresponde ao de alguém com 45 anos, daí que considere justo retirar anos à sua data de nascimento. Também disse que, se conseguisse uma vitória em tribunal, abdicaria da sua reforma.