Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Oitenta alunos sequestrados em escola nos Camarões

REINNIER KAZE/GETTY

Autoridades dos Camarões estão a tentar descobrir o paradeiro dos jovens e do diretor da escola, que foram sequestrados no domingo por um grupo armado

Oitenta alunos de uma escola foram sequestrados por um grupo de homens armados no domingo no noroeste dos Camarões, anunciou esta segunda-feira o governo do país.

Os estudantes encontravam-se na Escola Secundária Presbiteriana Nkwen, na cidade de Bamenda, que fica localizada numa montanha cercada por uma floresta. Também o diretor da instituição de ensino foi sequestrado, segundo a mesma fonte.

Desconhece-se ainda o paradeiro dos jovens. Também não se sabem informações sobre os membros do grupo armado.

Em 2017, centenas de pessoas foram mortas nas regiões anglófonas dos Camarões, onde a violência entre os separatistas armados e os militares aumentou desde a repressão do Governo contra os manifestantes nas regiões noroeste e sudoeste, que afirmam que, como minoria de língua inglesa, são marginalizados pelo Governo francófono.

Separatistas violentos pegaram em armas para desestabilizar as regiões anglófonas a fim de conquistar a independência das áreas que desejam declarar um Estado separado, a que apelidam de Ambazonia.