Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Metade dos americanos considera que discursos de Trump e os media promovem a violência

KEVIN LAMARQUE

mesmo estudo mostra que uma maioria dos norte-americanos confia mais no Partido Democrata para “reduzir as divisões entre grupos sociais” do que nos republicanos

Metade dos eleitores registados para votar nos Estados Unidos considera que Donald Trump encoraja a violência por motivos políticos mas um número muito próximo desse pensa que os meios de comunicação social fazem essencialmente o mesmo, de acordo com uma sondagem do “Washington Post” e da ABC.

Os números ficam muito perto: 49% dizem que Trump, quando discursa, acaba por encorajar atos violentos mas 47% pensam o mesmo dos meios de comunicação social: a cobertura jornalística, consideram estas pessoas, promove este tipo de comportamentos.

Apenas duas em cada dez pessoas dizem que o presidente dos Estados Unidos se opõe claramente à violência, enquanto quatro em cada dez consideram que os meios de comunicação tentam dissuadir as pessoas de formas violentas de protesto político.

O mesmo estudo mostra que uma maioria dos norte-americanos confia mais no Partido Democrata para “reduzir as divisões entre grupos sociais” do que nos republicanos e a diferença é grande: 46% contra 31%. Quase 20% dizem não confiam em nenhuma das forças para resolver questões de crispação e polarização - o que é um número bastante alto à luz de votações anteriores.