Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sismo de magnitude 5,2 registado em Cuba, o segundo em menos de 24 horas

O serviço sismológico de Cuba indicou que o epicentro do terramoto se situou a 116 quilómetros a leste da cidade de Maisí, na província de Guantánamo, a área mais a leste da ilha

Um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter foi registado no domingo o leste de Cuba, o segundo em menos de 24 horas, sem que tenha causado vítimas ou danos materiais, noticiaram 'media' locais.

O serviço sismológico de Cuba indicou que o epicentro do terramoto se situou a 116 quilómetros a leste da cidade de Maisí, na província de Guantánamo, a área mais a leste da ilha.

Dada a magnitude, o sismo foi sentido em todas os municípios Guantánamo e também em vários das províncias de Holguin e Santiago de Cuba.

Na noite de sábado, um sismo de magnitude 5,9 graus foi sentido nas mesmas províncias cubanas.

Entre janeiro e junho de 2017, a mesma área registou 3.140 sismos, mas apenas 11 foram sentidos pelos habitantes das localidades afetadas.

Nos últimos dias, o Haiti, a cerca de 650 quilómetros a sudeste de Cuba registou também vários sismos, um primeiro de magnitude 5,9, no sábado à noite, seguido de vários secundários no domingo, incluindo um de magnitude de 5,2 que deixou pelo menos 12 mortos e 188 feridos.