Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Manuel Valls anuncia candidatura pelo Ciudadanos à Câmara de Barcelona em 2019

RAYMOND ROIG/AFP/Getty Images

O partido vai juntar-se à plataforma que o ex-primeiro-ministro francês anuncia esta terça-feira. Trata-se de uma estreia numa formação política que sempre torceu o nariz a este tipo de candidaturas. A mudança justifica-se pela situação “extraordinária” que se vive na Catalunha, defendeu Inés Arrimadas, líder do Ciudadanos naquela comunidade autonómica

O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls será o candidato do Ciudadanos à Câmara Municipal de Barcelona nas eleições de 2019. Pela primeira vez, a formação política aceita participar numa candidatura mais ampla e, segundo o jornal “El País”, que cita fontes da direção partidária, a fórmula escolhida é a coligação eleitoral.

O partido vai juntar-se à plataforma que Valls anuncia esta terça-feira num ato que não contará com a presença dos principais dirigentes do Ciudadanos, que deixam todo o protagonismo para o ex-governante francês, acrescenta o diário espanhol. Esta fórmula põe à prova um partido que até agora sempre receou este tipo de candidaturas, protagonizadas em Espanha principalmente pelo Podemos.

A mudança justifica-se pela situação “extraordinária” que se vive na Catalunha, defendeu esta segunda-feira Inés Arrimadas, líder do Ciudadanos naquela comunidade autonómica.

Os Ciudadanos não estão “preocupados” se o símbolo estará ou não presente na candidatura, ainda que sublinhem a capacidade mobilizadora da sua marca. Esta decisão, assim como as decisões relativas aos restantes candidatos, serão tomadas com a ajuda de “estudos técnicos meticulosos”, referem ainda os dirigentes ouvidos pelo diário “El País”.

Nas últimas eleições municipais, o partido de Albert Rivera conseguiu conquistar cinco assentos na Câmara de Barcelona, tornando-se a terceira força política.