Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Maduro na Turquia. Charutos, carne suculenta e o famoso sal de Salt Bae: “É só uma vez na vida, verdade?”

Nicolás Maduro, alegadamente numa escala de duas horas na Turquia, visitou um dos luxuosos restaurantes do chef Salt Bae. O vídeo do Presidente da Venezuela, um país a atravessar uma crise humanitária, gerou polémica

Com o charuto na boca e o estômago forrado por pedaços de carne suculentos, Nicolás Maduro levanta a mão direita e salpica pela mesa o sal imaginário, imitando o meticuloso chef Salt Bae. O vídeo do Presidente venezuelano na Turquia, alegadamente numa escala de duas horas depois de ter estado na China, está a gerar polémica, conta a Reuters.

“Quero agradecer ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por visitar-nos!”, escreveu no Instagram Salt Bae, uma das personagens mais famosas das redes sociais, que já recebeu convidados como Diego Maradona e Leonardo di Caprio. O vídeo foi apagado quando a controvérsia estalou.

Afinal, Maduro é presidente de um país que vive em pobreza extrema, com escassez de alimentos e medicamentos. Dois terços da população emagreceu em média 11 quilos no último ano, segundo um estudo de uma universidade local. Quase 90% dos venezuelanos são pobres e quase dois milhões já abandonaram o país.

“É só uma vez na vida, verdade?”, desabafa Maduro enquanto Nusret Gokce - o verdadeiro nome da estrela turca Salt Bae, dono da cadeia de restaurantes Nusr-Et que opera, para além da Turquia, no Médio Oriente e Estados Unidos, nomeadamente em Nova Iorque e Miami, - corta pedaços diante do líder da Venezuela.

“Enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros do mundo, com o dinheiro roubado ao povo venezuelano”, escreveu no Twitter Julio Borges, deputado da oposição e antigo presidente do Congresso.