Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bilionário japonês será o primeiro turista a viajar até à lua

Elon Musk, o dono da SpaceX e Yusaku Maezawa

GENE BLEVINS/REUTERS

A SpaceX, responsável pela viagem anunciou esta segunda-feira o nome do seu primeiro passageiro, o empresário Yusaku Maezawa. Preço do “bilhete” não foi revelado

Yusaku Maezawa será o primeiro passageiro a realizar um passeio turístico ao redor da Lua, anunciou esta segunda-feira a SpaceX, empresa de exploração espacial norte-americana responsável pela viagem.

Se tudo correr como previsto, o empresário japonês de 42 anos, criador de várias empresas online na área da moda (entre elas a Zozo), e considerado a 14.ª pessoa mais rica do Japão, seguirá a bordo do foguete “Big Falcon Rocket” em 2023.

“É uma pessoa muito corajosa para o fazer”, elogiou Elon Musk, o proprietário da SpaceX.

Maezawa, que não tornou público o preço da viagem, adiantou que vai convidar seis a oito artistas para o acompanhar na viagem, planeada para durar uma semana: “Terão de criar algo quando voltarem à Terra (...) e as suas obras inspirarão todos os sonhadores latentes em nós”. Ir à lua “era o meu sonho de infância”, disse ainda.

Conhecido pela coleção de arte, pelos carros de luxo e pelas namoradas famosas, o empresário é uma verdadeira celebridade no seu país. Embora sem referir números, Musk admitiu que a quantia já paga por Yusaku Maezawa representa uma boa ajuda para o desenvolvimento do “Big Falcon Rocket”.