Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Governador de Nova Iorque derrota atriz de “O Sexo e a Cidade” na corrida para as intercalares

Andrew Cuomo e Cynthia Nixon no único debate televisivo na campanha das primárias

Craig Ruttle-Pool/Getty Images

“Enfrentámos um dos governadores mais poderosos da América. Não foi fácil. Tivemos de lutar para chegarmos à votação. Tivemos de lutar apenas para conseguirmos um debate”, afirmou Cynthia Nixon, após reconhecer a derrota. Com esta vitória, Andrew Cuomo posiciona-se como o grande favorito nas eleições de 6 de novembro frente ao republicano Marc Molinaro

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, derrotou esta quinta-feira a atriz e ativista Cynthia Nixon na disputa pela nomeação democrata para as eleições intercalares nos EUA. A vitória de Cuomo, que gastou cerca de 18 milhões de dólares (mais de 15 milhões de euros) na campanha e tenta conquistar um terceiro mandato, coloca-o como o grande favorito nas intercalares de 6 de novembro frente ao republicano Marc Molinaro.

Nixon, conhecida pelo papel que desempenhou na série “O Sexo e a Cidade” como Miranda Hobbes, concorria pela primeira vez e acusava Cuomo de má governação, queixando-se, por exemplo, do mau funcionamento do metro de Nova Iorque.

“Enfrentámos um dos governadores mais poderosos da América. Não foi fácil. Tivemos de lutar para chegarmos à votação. Tivemos de lutar apenas para conseguirmos um debate. Começámos sem nada e merecemos cada um dos votos”, afirmou Nixon perante apoiantes em Brooklyn, após reconhecer a derrota.

Cynthia Nixon no discurso em que reconhece a derrota

Cynthia Nixon no discurso em que reconhece a derrota

Spencer Platt/Getty Images

Segundo a agência Reuters, Cuomo controla o aparelho partidário estadual, pelo que não lhe foi difícil conseguir o apoio de membros estabelecidos do Partido Democrata. Contudo, a ala mais esquerda acusa-o de estar demasiado disponível para negociar com senadores estaduais republicanos, tendo sido considerado potencialmente vulnerável depois de um seu antigo gerente de campanha e vários outros que lhe eram próximos terem sido condenados num julgamento por corrupção.

O governador apresentou-se à disputa interna com os seus esforços para financiar o ensino superior, destacando o seu apoio ao controlo de armas, ao casamento gay e à licença parental remunerada. Cuomo também tentou virar à esquerda ao suavizar as suas posições quanto à legalização da marijuana e aos direitos dos eleitores acusados de crimes.

Nas eleições intercalares, os democratas vão tentar recuperar o controlo do Congresso dos EUA e reforçar a sua presença nos Governos estaduais em todo o país.