Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brexit. Londres adverte que só paga “fatura do divórcio” se houver acordo com União Europeia

DANIEL LEAL-OLIVAS/GETTY IMAGES

Sem acordo, Londres pagará “substancialmente menos” do que os acordados 39 mil milhões de libras (43.680 milhões de euros), disse Raab à rádio BBC

O ministro britânico para o Brexit, Dominic Raab, advertiu esta quinta-feira que o Reino Unido só vai pagar a “fatura do divórcio” se houver acordo com a União Europeia.

Sem acordo, Londres pagará “substancialmente menos” do que os acordados 39 mil milhões de libras (43.680 milhões de euros), disse Raab à rádio BBC.

O ministro afirmou que num tal cenário o Reino Unido apenas “reconhecerá as suas obrigações estritamente legais” para com a UE.

O acordo preliminar sobre a chamada fatura do divórcio foi fechado em dezembro entre o Reino Unido e os outros 27 Estados-membros.

“Não é uma ameaça nem um ultimato, é uma constatação. Não estou a dizer nada que não tenha dito nas negociações […] e penso que ambos os lados o compreendem bem”, disse.

Dominic Raab assegurou contudo que é “pouco provável” não haver acordo, mas que, se for esse o caso, a UE não vai poder “escolher à la carte” os elementos da negociação que lhe convêm, designadamente a fatura do divórcio.

A expressão usada por Raab evoca a que foi utilizada diversas vezes por responsáveis europeus para avisar Londres que não pode fazer “cherry picking” (‘apanhar cerejas’) ou escolher “à la carte” as regras europeias que quer e as que não quer.

As negociações para um acordo de saída do Reino Unido da UE deviam ser concluídas a tempo da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, mas subsistem persistentes dificuldades.

A principal questão por resolver é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE.

Observadores admitem que os líderes europeus anunciem uma cimeira extraordinária sobre o Brexit por ocasião da reunião informal de líderes da UE prevista para novembro em Salzburgo, na Áustria.